Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Participe e ajude!

Projeto da UEL recruta costureiras para produção de máscaras de tecido

Agência UEL de Notícias
14 mai 2020 às 11:26
- Divulgação/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Use Máscara, iniciativa dos professores do curso de Design de Moda da UEL (Universidade Estadual de Londrina), tem o objetivo de possibilitar a fabricação de máscaras pelos segmentos que se interessarem pela proposta, a partir da distribuição de moldes e material de instrução impresso e digital, com instruções sobre como costurar o produto.

A professora Seila Cibele Sitta Preto, do Departamento de Design, explica que o projeto visa incentivar pessoas dentro das comunidades, promovendo - com atitudes e ações - a empatia para o enfrentamento da Covid-19. "Além disso, promovemos a aproximação da Universidade com a comunidade por meio do design, que tem o princípio de gerar bem-estar social".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os professores do curso de Design de Moda também irão montar equipes para a produção de máscaras. Para isso, o projeto faz o cadastro de costureiras voluntárias. As interessadas devem preencher um formulário disponível na página no projeto no site UEL contra Coronavírus. "As costureiras cadastradas receberão uma certificação da Universidade, como forma de agradecimento pelo engajamento e responsabilidade social", afirma a professora.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Material


Tecido, elástico e linha - para a confecção das máscaras - serão arrecadados por meio de doações de pessoas (físicas ou jurídicas), que se tornarão parceiros e patrocinadores do projeto. Conforme a professora, são dois modelos de máscara. Um de tecido com elástico, que necessita de costura e outro modelo em malha que não tem costura nem elástico.
A máscara com costura foi desenvolvida para quatro tamanhos: adulto feminino, adulto masculino, juvenil e infantil, para se adaptar e dar maior proteção, conforme cada tamanho de rosto. A máscara sem costura tem dois tamanhos. "O material utilizado e o mecanismo de torção lateral [máscara de malha] permitem a regulagem conforme o rosto do usuário", explica Preto.

A proposta não é limitar o número de costureiras voluntárias no projeto. Quanto mais se engajarem na iniciativa, mais máscaras serão fabricadas, beneficiando ainda mais pessoas. A distribuição das máscaras será feita por agentes do projeto UEL em Rede, desenvolvido pelo curso de Comunicação do CECA, que atuam diretamente nas comunidades de Londrina. O projeto Use Máscara tem apoio da Gráfica da UEL, com a impressão dos materiais, e da Coordenadoria de Comunicação, responsável pela disponibilização das informações no site UEL contra Coronavírus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade