Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Humanização

Projeto da Unioeste promove encontro virtual entre pacientes de Covid-19 e familiares

Redação Bonde com AEN
13 abr 2021 às 11:04
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto de extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) promove visita virtual entre pacientes de Covid-19 e familiares. Denominado "Humanização à assistência dos pacientes hospitalizados com Covid-19", a iniciativa está em atividade no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu desde a última semana.


"Na enfermaria, o paciente pode ficar com telefone celular, mas quando ele vai para setores mais críticos, já não pode utilizar o telefone. Então, estamos fazendo esse vínculo com a família com o objetivo de diminuir a ansiedade de ambos”, explica a professora Mara Cristina Ripoli Meira, do curso de Enfermagem do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, que coordena o projeto. "A gente sabe a importância da família nesse momento”, comenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ela também explica que a enfermeira Karin Aline Zilli, chefe da UTI do Hospital Municipal de Foz, já desenvolvia essa atividade para alguns pacientes mais graves, porém com o aumento significativo de internados ficou inviável.

Leia mais:

Imagem de destaque
100 novos campi no Brasil

Cambé terá novo campus do Instituto Federal; outras quatro cidades do PR também terão campi

Imagem de destaque
Dicas

Saiba como se inscrever no Fies 2024, que terá até 100% de financiamento

Imagem de destaque
Polêmica

Editora entra na Justiça para barrar recolhimento de 'O Avesso da Pele' no Paraná

Imagem de destaque
Cobras-cegas

Misterioso anfíbio consegue produzir leite para alimentar filhotes


Para atender parte desta demanda, alunos do curso de Enfermagem da Unioeste - campus Foz do Iguaçu, que fazem parte de outros projetos dentro do hospital e, portanto, já vacinados, estarão cinco dias por semana atuando nesta ação.

Publicidade


"Eles conduzem as ligações, garantindo que seja um momento de incentivo e apoio do paciente. A expectativa é que com esta ação haja uma redução da angústia dos familiares, minimizando uma pequena parcela do impacto psicológico da pandemia e garantindo maior humanização à internação desses pacientes”, explica a enfermeira.


A professora Mara acrescenta que a ideia de realizar o trabalho foi da acadêmica do 3º ano do curso de Enfermagem Fabiana Coltro Bezagio. A estudante cumpria estágio no hospital e sentiu a necessidade desse vínculo entre a família e o paciente.

Publicidade


"É um momento angustiante, de muito medo. Em alguns momentos os familiares escreviam uma cartinha e eu levava para o paciente, lia algumas, gravei áudio de familiares. Fui fazendo isso e vi o quão importante era para os pacientes e para a família e daí surgiu a ideia do projeto", comenta a estudante.


Gratidão

Publicidade


Com o marido internado pela Covid-19, uma das atendidas pelo projeto, que prefere não se identificar, fala sobre a importância do contato online neste momento tão difícil para pacientes e familiares. "As ligações foram muito importantes para nós, tínhamos notícias e isso trouxe um tempo diferente, poder vê-lo nos dava mais esperança de sua recuperação. Não consigo expressar minha gratidão por este momento. A Covid-19 é dolorosa, mas vocês amenizaram muito com essas ligações".


Apoio

O projeto conta o patrocínio do empresário José Marcos Sarabia e a Itaipu Binacional, que cederam os telefones celulares, e a Fundação de Saúde (Hospital Municipal) que está fornecendo os chips dos telefones e vale transporte aos acadêmicos participantes do projeto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade