O projeto municipal "Escola na Câmara" está com inscrições abertas para a temporada de visitas de 2020. Ele é direcionado para alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio e tem por objetivo mostrar como é desenvolvido o trabalho dos vereadores. Em 2019, 862 estudantes de 17 escolas de Londrina participaram das visitas.
A visita tem duração aproximada de 1h30 e começa no painel histórico instalado no hall de entrada da CML (Câmara Municipal de Londrina). Depois de conhecerem um pouco da história da Câmara, os estudantes recebem informações sobre a importância da participação popular, as funções de um vereador, a rotina parlamentar e os procedimentos da casa legislativa. Os alunos também conhecem os espaços físicos da Casa e participam de uma conversa com dois vereadores.
Segundo o presidente da CML, Ailton Nantes (PP), "a participação popular é fundamental na aproximação da comunidade com a Câmara. O desconhecimento ainda é significativo com relação às funções do legislador, e isso confunde o público em eventuais avaliações do trabalho do Legislativo".
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
As visitas ocorrem nas manhãs de segunda e nas tardes de sexta-feira, e podem ser agendadas no setor de Cerimonial da Câmara pelo telefone (043) 3374-1275.