Estudantes, professores e servidores que integram o projeto de extensão Lonarte, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), estão lançando a segunda etapa da campanha "Adote um avental”, lançada em 2020, que tem o objetivo de gerar renda para grupos de artesãos e para equipar Cooperativas de Trabalhadores que atuam na separação de lixo reciclável, em Londrina. A meta para 2021 é produzir 400 peças que serão direcionadas a trabalhadores que atuam da esteira de triagem de resíduos, de todas as cooperativas locais.
Cada peça tem custo de R$ 10,00. As colaborações podem ser feitas por depósito bancário, agência 0001, conta corrente 12898011-7, Banco Pag Seguro, código 290. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Camila Doubek, Departamento de Design, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), a iniciativa busca dar destinação maior às lonas de banners, que comumente são descartadas. Feitas em PVC e Poliéster, o material vai para a mão de professores e estudantes de design que projetam o avental. Em 2021 serão feitos ajustes para que possam se adequar ainda melhor nos trabalhadores das cooperativas.
Após a modelagem, os cortes seguem para os grupos de costura Marreca e Retração Novo, de Irerê e Lerrouville, respectivamente. De acordo com Camila, com a pandemia, os integrantes desses grupos de artesãos tiveram sério impacto na renda familiar.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
"Queremos disseminar a cultura do reaproveitamento, dando nova finalidade ao banner feito em PVC, um material não reciclável, resistente, e de uso bastante curto. Com o reaproveitamento buscamos aumentar a vida útil deste material”, define a coordenadora. Ela explica ainda que os aventais representam uma ferramenta de proteção bastante importante para quem atua na esteira de reciclagem.
Em 2020 o projeto conseguiu finalizar 40 aventais que foram doados para a Coopermudança, que separa os resíduos do HU/UEL (Hospital Universitário), com patrocínio da Unimed Londrina. Para 2021 o projeto pretende ampliar a produção de peças e atender a todas as cooperativas locais.
O projeto de extensão Lonarte, é desenvolvido no Departamento de Design da UEL. Além da professora Camila, a iniciativa conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor, e das estudantes Natália Pereira, do curso de Design de Moda e Beatriz Costanzi, do curso de Administração.