30/07/21
PUBLICIDADE
Saiba como contribuir!

Projeto Lonarte busca apoio para produção de aventais direcionada a trabalhadores da reciclagem

Divulgação/Projeto
Divulgação/Projeto


Estudantes, professores e servidores que integram o projeto de extensão Lonarte, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), estão lançando a segunda etapa da campanha "Adote um avental”, lançada em 2020, que tem o objetivo de gerar renda para grupos de artesãos e para equipar Cooperativas de Trabalhadores que atuam na separação de lixo reciclável, em Londrina. A meta para 2021 é produzir 400 peças que serão direcionadas a trabalhadores que atuam da esteira de triagem de resíduos, de todas as cooperativas locais.

Cada peça tem custo de R$ 10,00. As colaborações podem ser feitas por depósito bancário, agência 0001, conta corrente 12898011-7, Banco Pag Seguro, código 290. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Camila Doubek, Departamento de Design, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), a iniciativa busca dar destinação maior às lonas de banners, que comumente são descartadas. Feitas em PVC e Poliéster, o material vai para a mão de professores e estudantes de design que projetam o avental. Em 2021 serão feitos ajustes para que possam se adequar ainda melhor nos trabalhadores das cooperativas.

Após a modelagem, os cortes seguem para os grupos de costura Marreca e Retração Novo, de Irerê e Lerrouville, respectivamente. De acordo com Camila, com a pandemia, os integrantes desses grupos de artesãos tiveram sério impacto na renda familiar.

"Queremos disseminar a cultura do reaproveitamento, dando nova finalidade ao banner feito em PVC, um material não reciclável, resistente, e de uso bastante curto. Com o reaproveitamento buscamos aumentar a vida útil deste material”, define a coordenadora. Ela explica ainda que os aventais representam uma ferramenta de proteção bastante importante para quem atua na esteira de reciclagem.

Em 2020 o projeto conseguiu finalizar 40 aventais que foram doados para a Coopermudança, que separa os resíduos do HU/UEL (Hospital Universitário), com patrocínio da Unimed Londrina. Para 2021 o projeto pretende ampliar a produção de peças e atender a todas as cooperativas locais.

O projeto de extensão Lonarte, é desenvolvido no Departamento de Design da UEL. Além da professora Camila, a iniciativa conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor, e das estudantes Natália Pereira, do curso de Design de Moda e Beatriz Costanzi, do curso de Administração.
Redação Bonde com Agência UEL
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba como solicitar!

UEM abre mais de 1,1 mil vagas remanescentes para ingresso em 2021

30 JUL 2021 às 17h36
Maioria não toma precauções!

O jovem está se preparando para aposentar? Especialista dá dicas para ter uma previdência tranquila

30 JUL 2021 às 15h42
Acompanhe pelo YouTube!

Seminário gratuito sobre Paulo Freire reúne professores e pesquisadores da educação

30 JUL 2021 às 15h20
Hora de se preparar!

Ano letivo 2021 da UEL em formato remoto começa segunda-feira com recepção aos ingressantes

30 JUL 2021 às 15h14
Não esqueça!

Prazo para solicitar recurso de atendimento especializado no Enem termina nesta sexta-feira

30 JUL 2021 às 14h24
Falta de incentivo

'Apagão' no Lattes traz prejuízos a pesquisadores e é alvo de críticas

30 JUL 2021 às 10h55
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados