Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba como contribuir!

Projeto Lonarte busca apoio para produção de aventais direcionada a trabalhadores da reciclagem

Redação Bonde com Agência UEL
23 jun 2021 às 15:32
- Divulgação/Projeto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudantes, professores e servidores que integram o projeto de extensão Lonarte, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), estão lançando a segunda etapa da campanha "Adote um avental”, lançada em 2020, que tem o objetivo de gerar renda para grupos de artesãos e para equipar Cooperativas de Trabalhadores que atuam na separação de lixo reciclável, em Londrina. A meta para 2021 é produzir 400 peças que serão direcionadas a trabalhadores que atuam da esteira de triagem de resíduos, de todas as cooperativas locais.


Cada peça tem custo de R$ 10,00. As colaborações podem ser feitas por depósito bancário, agência 0001, conta corrente 12898011-7, Banco Pag Seguro, código 290. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Camila Doubek, Departamento de Design, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), a iniciativa busca dar destinação maior às lonas de banners, que comumente são descartadas. Feitas em PVC e Poliéster, o material vai para a mão de professores e estudantes de design que projetam o avental. Em 2021 serão feitos ajustes para que possam se adequar ainda melhor nos trabalhadores das cooperativas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a modelagem, os cortes seguem para os grupos de costura Marreca e Retração Novo, de Irerê e Lerrouville, respectivamente. De acordo com Camila, com a pandemia, os integrantes desses grupos de artesãos tiveram sério impacto na renda familiar.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


"Queremos disseminar a cultura do reaproveitamento, dando nova finalidade ao banner feito em PVC, um material não reciclável, resistente, e de uso bastante curto. Com o reaproveitamento buscamos aumentar a vida útil deste material”, define a coordenadora. Ela explica ainda que os aventais representam uma ferramenta de proteção bastante importante para quem atua na esteira de reciclagem.


Em 2020 o projeto conseguiu finalizar 40 aventais que foram doados para a Coopermudança, que separa os resíduos do HU/UEL (Hospital Universitário), com patrocínio da Unimed Londrina. Para 2021 o projeto pretende ampliar a produção de peças e atender a todas as cooperativas locais.

O projeto de extensão Lonarte, é desenvolvido no Departamento de Design da UEL. Além da professora Camila, a iniciativa conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor, e das estudantes Natália Pereira, do curso de Design de Moda e Beatriz Costanzi, do curso de Administração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade