Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Promic

Projeto para mulheres em Londrina aprimora talentos musicais

Redação Bonde com N.Com
04 set 2020 às 08:46
- Divulgação/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de promover apresentações musicais de câmara, ao redor de Londrina, o grupo Lilases, composto apenas por mulheres, está promovendo atividades gratuitas durante todos os sábados, das 14h30 às 16h30, em salões do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A proposta é abordar meninas, especialmente as que já possuem alguma experiência musical, a fim de aprimorar este talento. O projeto possui patrocínio da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).


Entre os instrumentos tocados pelo grupo estão violinos, violas, violoncelo, contrabaixo e duas flautas transversais. De acordo com a coordenadora do projeto, Márcia Gehring, a iniciativa proporciona um espaço para meninas poderem desenvolver seus dotes musicais. "Resolvi criar o grupo em razão de meninas que eu já conhecia de projetos sociais e que queriam continuar estudando música. Não tem idade limite para participar. A única exigência, porém, é que as pessoas já tenham um conhecimento básico de música e estejam dispostas a acompanhar o grupo. Nas atividades busco, ao máximo, adaptar tudo para contemplar os diversos níveis em que elas se encontram. No momento, por conta da pandemia, o grupo conta com 10 a 12 participantes, aproximadamente”, afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja também: UEL é a 2ª melhor universidade do Paraná e 43ª do Brasil

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


O repertório do grupo Lilases é bem variado. Dentre os estilos musicais que se destacam pode-se citar desde músicas eruditas até canções populares, como "Garota de Ipanema”, de Tom Jobim. "No nosso repertório se encontra uma mescla de músicas europeias e brasileiras. Fizemos uma pesquisa sobre compositoras mulheres, entre o final do século XIX e início do século XX. É um período que não é muito pesquisado e trabalhado por musicistas atualmente, mas que mesmo assim possui uma qualidade inegável”, alertou Gehring.

Publicidade


O padre, Rodolfo Trisltz, que ministra missas, no Santuário, explica que a música pode auxiliar em vários momentos. "Para nós o projeto é um incentivo à arte e à cultura. A música parte do carisma da Igreja. Aqui temos incentivado e valorizado esta questão, pois a melodia eleva a alma do homem”, explicou.


Implantado no Santuário desde o início do ano, o projeto sofreu uma longa paralisação, devido a pandemia do novo coronavírus. As atividades, porém, foram retomadas em meados de agosto seguindo os devidos protocolos sanitários, recomendados pelas organizações de saúde: aferimento de temperatura; disponibilização de álcool em gel e tapetes desinfetantes; distanciamento social; e obrigatoriedade do uso de máscaras.

A ideia é que ao final das atividades no Santuário sejam realizadas quatro apresentações musicais do grupo, em regiões diferentes de Londrina (Zona Sul, Zona Norte, Centro e UEL). As datas, porém, ainda não foram confirmadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade