Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Projetos no Congresso buscam aumentar número de disciplinas nas escolas

Redação Bonde com Folhapress/Paulo Saldaña
24 mai 2021 às 16:00
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo sobre a tramitação de pautas no Congresso mostra que três em cada dez projetos de lei em tramitação na Câmara sobre educação básica focam alterações curriculares, com a previsão de inclusão de disciplinas.


Os dados, que também mostram um interesse importante da direita no tema, fazem parte do Relatório do Observatório do Legislativo Brasileiro, ligado à UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Apesar do ativismo parlamentar nessa frente, desde 2017 há uma trava legal para inclusão de disciplinas por projetos de lei.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O relatório mostra que, das 23.309 proposições com alguma movimentação na Câmara na atual legislatura, 2.041 (8,7%) tratam de educação, ciência, tecnologia ou de inovação, e partidos conservadores avançaram na apresentação desses projetos. Esse protagonismo não representou, no entanto, a consolidação de uma agenda.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


No Senado, esse percentual é de 4,5%, com 96 projetos sobre esses temas de um total de 2.771.

Publicidade


A educação básica, etapa que vai da creche ao ensino médio, é a que mais mobiliza proposições legislativas. São 73 projetos na Câmara, sendo 21 para inclusão de disciplina.


Segundo o cientista político Leonardo Martins Barbosa, pesquisador do Observatório, os percentuais apurados no estudo seguem série histórica da instituição. "A novidade é que mais parlamentares vinculados a partidos de direita têm tentado pautar o assunto".

Publicidade


O PSL, que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e parte da sua base mais fiel, lidera o número de proposições, com dez iniciativas. O PL e o PSD, legendas do centrão -bloco que apoia Bolsonaro-, aparecem na sequência, com sete e cinco propostas, respectivamente.


PDT, PSDB e PT surgem só depois, sempre de acordo com os dados levantados pelo Observatório do Legislativo Brasileiro. O centro de pesquisa levou em conta projetos de lei, de lei complementar, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição, em diferentes estágios de tramitação.

Publicidade


Na Câmara, por exemplo, mais da metade das matérias está pautada em conjunto (apensadas a outros proposições). "Os dados mostram que há uma vontade por parte dos parlamentares, mas não uma agenda consolidada para a educação", diz Barbosa, que aponta como causa para a ausência dessa agenda a baixa atuação do Executivo.


É natural que o Executivo tenha menos propostas que os parlamentares, mas há maiores chances de aprovação quando o projeto vem do governo, explica ele. "Quando fala em uma agenda de qualquer área, tem que ter envolvimento do Executivo. Certamente não se vê isso nesses temas", afirma.

Publicidade


Questionado, o MEC (Ministério da Educação) não respondeu. No Congresso, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, tem sido criticado pela atuação tímida e distante dos desafios reais.


A pauta de educação mais importante no Congresso nessa legislatura foi a renovação do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica. O tema passou ao largo das principais preocupações do MEC, e a área econômica do governo trabalhou ativamente para desidratar o texto ao longo da tramitação.

Publicidade


Em 2021, o governo Bolsonaro elegeu a regulamentação do ensino domiciliar como a única prioridade da área de educação no Legislativo, o que tem sido criticado por especialistas porque o tema não tem relação com os desafios educacionais no país, tampouco pelos provocados pela pandemia.


Embora a educação básica mobilize mais proposições, principalmente para inclusão de disciplina, em 2017, a medida provisória que estipulou o novo ensino médio definiu que alterações curriculares devem passar obrigatoriamente pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, que define o que os alunos devem aprender.

Publicidade


"Vamos reeditar uma súmula que já coloca que projeto de lei que trata de criação de disciplina tem que ser rejeitado", diz a deputada Professora Dorinha (DEM-TO), presidente da Comissão de Educação da Câmara.


Dorinha ressalta que em praticamente todo o ano de 2020 as comissões ficaram inoperantes por causa da pandemia, mas, diz ela, o colegiado tem conseguido avançar.


"Em 2020, a pauta foi basicamente Fundeb e situações da pandemia ligadas à educação", diz. "Mas, do ponto de vista do Executivo, a educação é quase uma pauta sem atenção mesmo."


Consed e Undime, que representam secretários de Educação dos estados e municípios, respectivamente, construíram uma agenda prioritária para o parlamento. Um dos destaques tem relação com a educação híbrida e a necessidade de garantir conectividade.


O Movimento Todos pela Educação também colaborou nesse sentido. O líder de relações governamentais do movimento, Lucas Hoogerbrugge, diz que o Executivo tem reserva expressa para matérias que geram despesas, o que que aumenta a obrigação de conduzir uma agenda efetiva.


"Esperava-se uma resposta à crise que vivemos puxada pelo Executivo porque é quem tem condições de dizer se dá para fazer. Quando não faz, gera a discussão que se viu no projeto da conectividade", diz ele –o projeto que garantia internet para estudantes foi vetado pelo presidente.


"Parece que o único alinhamento do governo com o Congresso é nas pautas de costumes, que é o homeschooling. O resto a gente sente apatia, descompromisso, e nos casos em que o governo federal entrou recentemente mais atrapalhou do que ajudou, como o Fundeb".


O subtema ensino superior reúne apenas 10% das matérias que podem ser concluídas no plenário da Câmara no curto prazo e trata de questões diversas, mas sem atenção a investimentos em pesquisa.


Já em ciência, tecnologia e inovação, "não há qualquer incentivo à pesquisa científica nos projetos que estarão na agenda de curto-prazo da Câmara", diz o relatório.

A pesquisa, coordenada pelo Observatório do Legislativo Brasileiro, integra iniciativas promovidas pela articulação entre a Associação Brasileira de Antropologia, Associação Brasileira de Ciência Política, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e Sociedade Brasileira de Sociologia em defesa das Ciências Sociais brasileiras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade