Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Profissão

Psicólogos e administradores lideram buscas por formação em coaching

Agência Educa Mais Brasil
07 out 2020 às 15:58
- Agência Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Profissionais formados ou na graduação têm buscado, cada vez mais, uma formação complementar. Neste cenário, destaca-se a formação em coaching. Atualmente, estima-se a presença de 73 mil profissionais coachs no país, segundo a ICF (International Coach Federation). Coaching é uma profissão que alia conjunto de técnicas, conhecimentos e ferramentas para auxiliar o desenvolvimento humano. No Brasil, tornou-se popular em meados dos anos 2000.


Essa atividade abrange profissionais de diversas áreas humanas e exatas que trabalham a partir de diversas ciências como neurociência, PNL (programação neurolinguística), antropologia, sociologia e conceitos da psicologia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o IBC (Instituto Brasileiro de Coach), tal conjunto de técnicas pode ser aprendido pode qualquer pessoa, independentemente da área de formação. Dentre os profissionais que procuram mais por formações de coaching, segundo a Sociedade Latino Americana de Coaching, (SLAC) destacam-se: psicólogos (22,3%), administradores (16,7%), educadores físicos (13,5%), publicitários (9,5%), médicos (7,5%), economistas (6,9%) e jornalistas (6,7%). A profissão é buscada por pessoas de diferentes faixas etárias, sendo a média a partir dos 28 anos, segundo a Associação Brasileira de Profissionais de Coaching (Abrapcoaching).

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Comumente, os benefícios do curso de coaching são procurados para aumentar as possibilidades de atuação na carreira de formação inicial do aluno, melhorar a performance e resultados.

Publicidade


Na psicologia, essa capacitação é usada com intuito de ampliar as possibilidades de trabalho desenvolvido na clínica, atuando com grupos e projetos específicos. No meio corporativo, é usada como forma de melhorar o clima organizacional, relacionamentos entre equipes, reduzir a perda de talentos e desenvolver os colaboradores. No campo esportivo é aliada do desenvolvimento do esportista. Na área de Recursos Humanos, o coaching ajuda na gestão assertiva de talentos.


Qualquer pessoa maior de idade pode fazer curso para formação em coaching. Contudo, as características comportamentais desse profissional, segundo SBCoaching, são:

Publicidade


- curiosidade,


- gostar por aprender;

Publicidade


- gostar de novidades;


- gostar de ajudar;

Publicidade


- ter senso de humanidade;


- perfil ético;


- ter compromisso com os valores sociais e com os valores das organizações;

- ser comprometido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade