A UEL está entre as 48 melhores Universidades da América Latina. A Universidade se consolida na quinta posição entre as Instituições estaduais de Ensino Superior do Brasil, segundo o The Times Higher Education Latin America University Ranking, divulgado nesta quarta-feira (18). Em comparação com o ano passado, o ranking apontou que a UEL melhorou sua classificação, passando do intervalo de 51-60, em 2017, para o 48º lugar este ano.
Entre as Instituições Paranaenses, o Times Higher Education considerou a UEL entre as três melhores, juntamente com a Universidade Federal do Paraná e a PUC, permanecendo como a primeira pública estadual do Paraná.
Entre as Universidades brasileiras, a Universidade Estadual de Londrina avançou uma posição, ficando em 23º. Segundo o Instituto idealizador da pesquisa, a tabela de 2018 foi expandida para incluir 129 universidades em 10 países - de 82 instituições em oito países no ano passado. Inclui 49 inscritos pela primeira vez. O Brasil domina a lista, conquistando um terço de todos os lugares e seis dos dez primeiros colocados. Tem 43 universidades representadas, acima das 32 do ano passado. Ainda de acordo com o Instituto, a Unicamp ocupa o primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, enquanto USP ficou com o segundo lugar.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Para elaborar a classificação, o Times Higher Education considerou 13 indicadores, entre eles o ensino, o impacto das pesquisas nas várias áreas do conhecimento, citações, quantidade de doutores, renda institucional, produtividade e renda da pesquisa e perspectiva internacional.
Em maio passado a UEL também ficou na quinta posição entre as estaduais do Brasil, segundo o mesmo instituto, que elaborou o ranking The Times Higher Education & Emerging Economies Rankings 2018. Neste levantamento a UEL apareceu na 301/350 posições, ficando à frente de instituições como a Universidade Federal do Paraná, entre outras de grande porte.