Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atividade diagnóstica

Rede Estadual do Paraná vai avaliar o aprendizado dos alunos durante a pandemia

Redação Bonde com AEN
28 abr 2021 às 14:33
- Seed
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vai realizar no dia 9 de junho a Atividade Paraná, uma prova para avaliar o aprendizado dos estudantes da Rede Estadual de Ensino durante o período da pandemia. Ela vai substituir temporariamente a Prova Paraná, que teve sua última edição em fevereiro de 2020.


A atividade diagnóstica será aplicada para todos os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, de forma online e impressa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para fazer a prova online, bastará o estudante fazer login no Google Classroom através do aplicativo Aula Paraná e abrir o link disponível no dia 12, que vai direcioná-lo para a plataforma na qual será aplicada a avaliação, do CAEd (Centro de Apoio à Educação a Distância).

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


A prova terá duração de 2h30 e será composta por 44 questões de Língua Portuguesa e Matemática para o 6º ano e 52 questões para as demais séries. Neste dia não haverá aulas remotas dos professores pelo Google Meet e cada escola irá orientar seus alunos sobre o horário da avaliação, que poderá ser feita das 8h às 21h30.

Publicidade


Quem precisar fazer a prova impressa deverá retirá-la na própria instituição de ensino no dia 12 de maio e devolvê-la até a sexta-feira (14). Nesta semana específica (de 10 a 14 de maio), não haverá retirada do kit pedagógico impresso.


Segundo o diretor de Educação da secretaria estadual, Roni Miranda, a avaliação não terá ranking, mas servirá para mensurar o desempenho e as principais dificuldades dos alunos neste período de aulas remotas.

Publicidade


"Aplicar as atividades agora em maio é fundamental para que a escola, o professor e a própria secretaria possam observar como está a aprendizagem dos estudantes nesse momento remoto, seja pelas aulas online ou material impresso. É essencial para traçar um planejamento tanto para 2021, quanto para 2022 e 2023. Por isso é importante que os estudantes participem”, explica.


Prova Paraná – A Prova Paraná é um instrumento de planejamento pedagógico para chegar com maior precisão aos conhecimentos que não foram desenvolvidos pelos estudantes e em qual etapa do processo de aprendizagem. Foi criada há dois anos e teve três edições em 2019, além do Prova Paraná Mais, avaliação externa de aplicação anual que compõe o Saep (Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense).


Em 2020, foi aplicada apenas a primeira de três edições previstas, em fevereiro, e abrangeu todas as escolas estaduais, além de escolas de 398 municípios que aderiram ao programa. A edição envolveu mais de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa.

As edições canceladas devido à pandemia previam mais disciplinas a serem diagnosticadas (de Ciências Humanas e da Natureza), o que deve ocorrer quando a Prova Paraná for retomada, bem como a participação de escolas municipais, que não fazem parte da Atividade Paraná 2021.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade