Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
VITÓRIA

Londrina recuperou 2.762 alunos em risco de evasão escolar na rede municipal

Redação Bonde com N.Com
11 fev 2022 às 10:30

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um trabalho de busca ativa e acompanhamento para recuperar alunos em risco de evasão escolar em Londrina conseguiu atingir índice de 96,8% de sucesso, segundo a SME (secretaria Municipal de Educação).


A ação é conduzida pelo programa PMFC (Professor Mediador Facilitador Escolar e Comunitário), que atende alunos de Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da área urbana e distritos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto faz parte da Comai (Coordenadoria de Mediação e Ação Intersetorial) da SME e é composto por vinte professores.

Leia mais:

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Decisão judicial

Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte


Em todo o ano de 2021, o programa Professor Mediador entregou 9.194 kits de materiais pedagógicos para serem utilizados nas atividades remotas e 1.111 cestas de alimentos. 

Publicidade


O trabalho é setorizado, dividindo a cidade entre cinco regiões, e os professores atuam em duplas para fazer a ponte com famílias e alunos que enfrentam dificuldades no acesso ao ensino.


Por conta da pandemia de Covid-19, as atividades remotas foram implementadas na rede municipal e muitos estudantes se viram sem condições de acompanhar o conteúdo escolar por falta de acesso à internet, vulnerabilidade social, etc. Dessa forma, as famílias que não mantinham diálogo com as unidades escolares nem retiravam as atividades pedagógicas foram repassadas ao professor mediador, que visita a residência para descobrir o contexto em que esta criança está inserida e debater, junto com a rede intersetorial de proteção social da criança e do adolescente, como essa situação pode ser revertida.


Em diversos casos, mesmo com a retomada gradual do ensino presencial, os alunos não compareciam na escola. Em 2021, 2.853 crianças e adolescentes foram atendidos pela busca ativa por estarem em risco de evasão escolar. Deste total, 2.762 tiveram o vínculo recuperado e voltaram a frequentar as aulas, ainda que remotamente.


Muitos casos atendidos eram referentes a alunos e pais que não conseguiam acompanhar ou compreender o conteúdo pedagógico e acabavam abandonando as atividades. Para atender esse público, os professores mediadores fizeram as visitas pedagógicas – 7.836 no decorrer de 2021. De todos os casos repassados para a busca ativa, 91 estudantes não foram localizados nos endereços, mesmo com as equipes consultando outros serviços socioassistenciais para identificar as famílias, ou não retornaram para a unidade escolar, apesar da sensibilização feita pela equipe. 


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo