Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prepare-se!

Reta final para o Enem 2019 pede revisão do conteúdo, calma e descanso

Agência Educa Mais Brasil
28 out 2019 às 14:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No próximo domingo, dia 3, os mais de 5 milhões de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) farão a primeira etapa da avaliação – são 5h30min para responder as 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas, além da redação. Faltando menos de uma semana para a primeira parte da prova, os candidatos tendem agora a fazer revisões dos conteúdos aprendidos durante todo o ano.

É o caso da estudante do ensino médio, Camila Amorim, que optou também por se preparar para a prova por meio de um cursinho pré-Enem. Com a nota do nota do exame, Camila pretende ingressar em um curso superior na área da saúde. Sua rotina de estudos começa cedo, desde as 8h. À tarde, ela vai para o cursinho onde fica até a noite. Em casa, ela descansa por cerca de 1h e retoma os estudos. "Estou resolvendo questões e revendo fórmulas. Já fiz várias redações ao longo do ano para aprender a otimizar o tempo", conta a estudante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A psicóloga e docente do curso de psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Ksdy Sousa, defende que, antes da prova, o ócio é mais importante do que a revisão e aconselha: "Geralmente, recomenda-se que dois dias antes da prova nada seja feito referente a isso, pois pode gerar mais ansiedade e o cérebro não irá registrar muita coisa. Talvez durante a semana possa ser feito, mas dois ou três dias antes da prova, não". Ainda de acordo com a especialista, na semana que antecede o Enem, é importante que o candidato dê prioridade ao descanso, à ingestão de alimentos leves, dormir bem, ouvir música, assistir filmes e sair com amigos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Enem 2019

Publicidade


O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies. Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.


Este ano, algumas mudanças foram implementadas e os estudantes devem ficar atentos. Os lanches levados pelos candidatos serão revistados e haverá eliminação caso o aparelho de celular do participante emita qualquer som durante a aplicação da prova, mesmo estando dentro da sacola lacrada – que é entregue antes do candidato entrar nas salas.

Publicidade


Datas e horários da prova (horário de Brasília)


3 de Novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Duração: 5 horas e 30 minutos

Publicidade


12h – Abertura dos portões


13h – Fechamento dos portões

Publicidade


13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova


13h30 – Início das provas

Publicidade


19h – Término das provas


10 de Novembro: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Duração: 5 horas.

Publicidade


12h – Abertura dos portões


13h – Fechamento dos portões


13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova


13h30 – Início das provas


18h30 – Término das provas

Outras informações no site do Educa Mais Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade