Pesquisar

Canais

Serviços

Arquivo/N.Com
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Saiba como participar!

Roda de conversa debate os desafios enfrentados pelas mulheres indígenas

Redação Bonde com N.Com
19 abr 2021 às 16:08
Continua depois da publicidade

Em alusão ao Dia do Índio, será realizada nesta segunda-feira (19), das 19h30 às 21h30, a roda de conversa on-line "Desafios Enfrentados pelas Mulheres Indígenas no Contexto da Pandemia”. A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e será transmitida pelo canal de Youtube da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – subseção Londrina.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Segundo a gestora municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, o objetivo do evento é discutir temas como as dificuldades no acesso à tecnologia e à educação, a violência contra os índios, a preservação do meio ambiente, a sabedoria ancestral dos povos nativos e as pesquisas acadêmicas realizadas por mulheres indígenas.

Continua depois da publicidade


"É um debate importante para desconstruir os estereótipos e mitos relacionados aos índios, e que também vai fornecer lições de respeito e equilíbrio ambiental, necessárias à preservação da humanidade. Convidamos a todos para que participem, em especial os professores que trabalham o tema do Dia do Índio com seus alunos, para que possam ampliar seus conhecimentos sobre esses assuntos”, disse a gestora.


Londrina conta com um GT (Grupo de Trabalho) Étnico-Racial da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Abuso Contra as Mulheres. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, explica que o objetivo do grupo é promover o debate sobre a pluralidade de experiências das mulheres e considerar as suas especificidades no processo de formulação das políticas públicas.

Continua depois da publicidade


"O evento de hoje vem ao encontro desse objetivo. A proposta da Rede, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, é criar um espaço de escuta sobre o cotidiano das mulheres indígenas e de reflexão sobre suas demandas, promovendo uma troca de experiências que nos possibilite avançar no sentido da construção de políticas públicas mais inclusivas”, frisou Fernandes.


O encontro contará com a participação de quatro mulheres indígenas: a acadêmica de psicologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Ana Lúcia Ortiz Martins; a assistente social e mestranda em serviço social pela UEL, Gilza Ferreira Souza Pereira; a pedagoga e professora em aldeia indígena, Seila Kavãnkág Juvêncio Santos; e a representante das terras indígenas do Apucaraninha e diretora da Escola Estadual Indígena João Kavagtan, Janaína Kuita. Também integrará a discussão a coordenadora de Diversidade do Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Márcia Cacilda Ribeiro.

Realização – A roda de conversa "Desafios Enfrentados pelas Mulheres Indígenas no Contexto da Pandemia” é realizada pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Gestão de Promoção da Igualdade Racial; Grupo de Trabalho Étnico-Racial da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Abuso Contra as Mulheres; CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial); CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres); Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Minorias e Comissão das Mulheres Advogadas – OAB Londrina. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Ensino.


Continue lendo