Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba como participar!

Roda de conversa debate os desafios enfrentados pelas mulheres indígenas

Redação Bonde com N.Com
19 abr 2021 às 16:08
- Arquivo/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em alusão ao Dia do Índio, será realizada nesta segunda-feira (19), das 19h30 às 21h30, a roda de conversa on-line "Desafios Enfrentados pelas Mulheres Indígenas no Contexto da Pandemia”. A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e será transmitida pelo canal de Youtube da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – subseção Londrina.


Segundo a gestora municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, o objetivo do evento é discutir temas como as dificuldades no acesso à tecnologia e à educação, a violência contra os índios, a preservação do meio ambiente, a sabedoria ancestral dos povos nativos e as pesquisas acadêmicas realizadas por mulheres indígenas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É um debate importante para desconstruir os estereótipos e mitos relacionados aos índios, e que também vai fornecer lições de respeito e equilíbrio ambiental, necessárias à preservação da humanidade. Convidamos a todos para que participem, em especial os professores que trabalham o tema do Dia do Índio com seus alunos, para que possam ampliar seus conhecimentos sobre esses assuntos”, disse a gestora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Finalistas do prêmio

Quatro escolas públicas do Brasil são indicadas a 'Melhor Escola do Mundo'

Imagem de destaque
Prazo vai até o dia 14

Veja como fazer a inscrição para o Enem 2024

Imagem de destaque
Saiba mais

Ultraprocessados são associados a doenças cardíacas em estudo

Imagem de destaque
Empreendedorismo na Educação

Assaí vence premiação nacional Prefeitura Empreendedora


Londrina conta com um GT (Grupo de Trabalho) Étnico-Racial da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Abuso Contra as Mulheres. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, explica que o objetivo do grupo é promover o debate sobre a pluralidade de experiências das mulheres e considerar as suas especificidades no processo de formulação das políticas públicas.

Publicidade


"O evento de hoje vem ao encontro desse objetivo. A proposta da Rede, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, é criar um espaço de escuta sobre o cotidiano das mulheres indígenas e de reflexão sobre suas demandas, promovendo uma troca de experiências que nos possibilite avançar no sentido da construção de políticas públicas mais inclusivas”, frisou Fernandes.


O encontro contará com a participação de quatro mulheres indígenas: a acadêmica de psicologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Ana Lúcia Ortiz Martins; a assistente social e mestranda em serviço social pela UEL, Gilza Ferreira Souza Pereira; a pedagoga e professora em aldeia indígena, Seila Kavãnkág Juvêncio Santos; e a representante das terras indígenas do Apucaraninha e diretora da Escola Estadual Indígena João Kavagtan, Janaína Kuita. Também integrará a discussão a coordenadora de Diversidade do Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Márcia Cacilda Ribeiro.

Realização – A roda de conversa "Desafios Enfrentados pelas Mulheres Indígenas no Contexto da Pandemia” é realizada pela Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Gestão de Promoção da Igualdade Racial; Grupo de Trabalho Étnico-Racial da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Abuso Contra as Mulheres; CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial); CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres); Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Minorias e Comissão das Mulheres Advogadas – OAB Londrina. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Ensino.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade