07/03/21
PUBLICIDADE
Vida após a prova

Saiba como entrar no ensino superior com a nota do Enem

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Passado o período das provas impressas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, a atenção se volta para os principais processos seletivos que utilizam a nota do Enem para o ingresso de alunos no ensino superior.


A tradição é que os processos seletivos usem a nota do Enem da edição passada no ano vigente. Como o Enem 2020 teve que ser adiado para 2021 por conta da pandemia, para não prejudicar o calendário das instituições de ensino o ProUni (Programa Universidade para Todos) só aceitou as notas do Enem 2019.

A primeira chamada do processo seletivo já está disponível em edital. Já as informações sobre o Prouni 2021.2 ainda não foram divulgadas.

O Prouni é um programa do governo federal e seleciona estudantes para bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições privadas. Para conquistar uma bolsa de 100%, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Já para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para participar em ambas as modalidades é preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Também do governo federal, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) disponibiliza vagas para instituições públicas – universidades estaduais e federais. Assim como o Prouni, a seleção costuma ocorrer duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre. O Ministério da Educação ainda não divulgou a data de realização do processo seletivo.

Há, ainda, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também voltado para instituições particulares. Nesse caso, o estudante precisa arcar com o valor que foi financiado após a conclusão dos estudos. Essa seleção costuma aceitar as notas do Enem tanto do ano vigente, como de anteriores. As inscrições do Fies começam nesta terça-feira, 26 de janeiro. Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59 do dia 29 de janeiro para fazer o cadastro de forma gratuita.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Com volta às aulas

Crescem casos de Covid e outras infecções respiratórias em crianças

06 MAR 2021 às 19h00
Entenda

Meu filho vai continuar no ensino remoto - como garantir a qualidade da educação?

05 MAR 2021 às 23h59
Entenda

UEL divulga nota de apoio a professores da Universidade Federal de Pelotas

05 MAR 2021 às 17h40
De Hipátia às brasileiras

Conheça histórias de mulheres que, pelos séculos, estudam os astros

05 MAR 2021 às 16h58
Pesquisa e Comunicação

O 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica tem inscrições abertas

05 MAR 2021 às 16h55
É até terça!

Inscrições para cursos da Carreta do Conhecimento são prorrogadas

05 MAR 2021 às 16h12
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados