Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Se tiver coragem!

Saiba como prever sua nota no Enem

Redação Bonde com assessoria de imprensa
20 jan 2021 às 15:20
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A TRIEduc está oferecendo para os candidatos ao Enem uma calculadora de nota no site Sua Nota do Enem. Na calculadora o aluno coloca como que ele preencheu o gabarito do ENEM 2020 e aí ela simula a nota. Para isto, a TRIEduc utiliza os microdados do ENEM de 2017 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do ENEM. No ENEM a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.


Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que "com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construi-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos". Os dados coletados na geração de notas para os alunos poderão a ser utilizados na pesquisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

O Educador Mateus Prado, especialista em ENEM, explica que a análise é importante para que a sociedade entenda melhor os dados do ENEM . Para ele "os alunos e as escolas precisam entender que pesquisas como estas não podem ter como intenção só mostrar que acertar o que é mais fácil dá mais coerência à prova e aumenta a nota para o mesmo número de acertos. É preciso a partir delas entender a trilha de conhecimento de cada um. Individualizar onde que é que cada aluno e que cada escola têm dificuldades em responder as questões do ENEM. Partindo daí todos precisam entender que cada pessoa e que cada sala de aula do país, e também dos diferentes cursinhos, tem que ter um plano de estudos diferente. Para que o aluno se saia bem na prova é importante não trabalhar de novo as habilidades que os alunos já possuem e nem focar de cara em conteúdos que são muito difíceis para cada aluno/sala. Tem que deixar bem consolidados os conhecimentos que devem ser aprendidos anteriormente aos de maiores dificuldades. Só isto aumenta muito o resultado de cada aluno e de cada escola. Ajuda na nota e ajuda na formação pessoal do aluno. Com os micro dados dados do ENEM em mãos e com inteligência isto é bem tranquilo de se fazer".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade