05/03/21
PUBLICIDADE
Se tiver coragem!

Saiba como prever sua nota no Enem

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


A TRIEduc está oferecendo para os candidatos ao Enem uma calculadora de nota no site Sua Nota do Enem. Na calculadora o aluno coloca como que ele preencheu o gabarito do ENEM 2020 e aí ela simula a nota. Para isto, a TRIEduc utiliza os microdados do ENEM de 2017 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do ENEM. No ENEM a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.


Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que "com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construi-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos". Os dados coletados na geração de notas para os alunos poderão a ser utilizados na pesquisa.

O Educador Mateus Prado, especialista em ENEM, explica que a análise é importante para que a sociedade entenda melhor os dados do ENEM . Para ele "os alunos e as escolas precisam entender que pesquisas como estas não podem ter como intenção só mostrar que acertar o que é mais fácil dá mais coerência à prova e aumenta a nota para o mesmo número de acertos. É preciso a partir delas entender a trilha de conhecimento de cada um. Individualizar onde que é que cada aluno e que cada escola têm dificuldades em responder as questões do ENEM. Partindo daí todos precisam entender que cada pessoa e que cada sala de aula do país, e também dos diferentes cursinhos, tem que ter um plano de estudos diferente. Para que o aluno se saia bem na prova é importante não trabalhar de novo as habilidades que os alunos já possuem e nem focar de cara em conteúdos que são muito difíceis para cada aluno/sala. Tem que deixar bem consolidados os conhecimentos que devem ser aprendidos anteriormente aos de maiores dificuldades. Só isto aumenta muito o resultado de cada aluno e de cada escola. Ajuda na nota e ajuda na formação pessoal do aluno. Com os micro dados dados do ENEM em mãos e com inteligência isto é bem tranquilo de se fazer".
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba Mais!

Brasil tem 44 cursos de graduação e pós entre os 100 melhores do mundo

04 MAR 2021 às 17h58
Confira!

Doria mantém escolas abertas na fase vermelha em São Paulo para estudantes vulneráveis

04 MAR 2021 às 17h38
Inscreva-se!

CIEE abre seleção para estágio na Caixa Econômica Federal

04 MAR 2021 às 15h40
Gosta de cantar?

Casa de Cultura abre inscrições para alunos dos Coros Infantil e Adulto

04 MAR 2021 às 14h55
Entenda

Fragmento de cometa pode ter causado o fim dos dinossauros, aponta estudo

04 MAR 2021 às 09h25
Confira!

Bolsa Permanência do Prouni será paga a partir desta quarta (03)

03 MAR 2021 às 17h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados