Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Redação no papel?

Saiba o que será diferente no Enem digital

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 jan 2021 às 15:23
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela primeira vez, os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 vão fazer a prova na versão digital. A estreia será no domingo (31) e a segunda etapa está marcada para o dia 07 de fevereiro. Às vésperas da aplicação das provas, os inscritos precisam redobrar a atenção para as novidades que esta nova edição traz, que diferenciam-se do Enem tradicional.


A aplicação do Enem Digital será presencial, nos locais de prova divulgados na Página do Participante. A estrutura da prova será igual à da versão impressa, com a diferença do uso do computador para responder às questões. No entanto, a redação será feita como no exame em papel e deverá ser redigida à mão. Por isso, é importante levar caneta esferográfica de tinta preta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No primeiro dia do exame, os inscritos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Quanto à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder somente às questões referentes ao idioma que escolheu (inglês ou espanhol) na inscrição. Neste dia, o exame terá cinco horas e meia de duração.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforma

Aumento de carga do ensino médio para formação básica é positivo, dizem especialistas

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve

Imagem de destaque
Projetos esportivos e culturais

Programa Vencer leva arte e cultura às escolas da rede municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições vão até 5 de abril

UEL: Curso de Computação Licenciatura EaD abre vagas para estudantes que prestaram o Enem


Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias. Nesse caso, os participantes terão cinco horas para finalizar o exame.

Publicidade


A expectativa é de que o formato do Enem Digital seja implementado de maneira progressiva até 2026, a fim de melhorar questões logísticas e estimular iniciativas de introdução dos estudantes à cultura digital.


"O futuro é o Enem Digital. Pela primeira vez na história do Brasil, haverá uma aplicação em computador. Com isso, você não tem a impressão de provas, como na versão em papel. Além disso, isso nos possibilita uma velocidade muito maior para receber os resultados, com agilidade e flexibilidade”, pontuou o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, durante entrevista coletiva.


Para esta edição-piloto do Enem Digital, o Inep disponibilizou 100 mil inscrições, sendo que 96.086 pessoas confirmaram a participação. Por causa do aumento de casos de infectados pelo novo coronavírus, no Amazonas não haverá aplicação para os 2.896 inscritos. Para este público, o Inep estuda aplicar as provas em 23 e 24 de fevereiro.

*Com informações do MEC


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade