28/02/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Veja a pesquisa

Saiba qual o perfil etário dos candidatos a concursos no Brasil

Segundo levantamento do Gran Cursos Online, o perfil etário dos candidatos a cargos públicos no Brasil concentra-se em uma faixa demográfica específica da população: os millennials, correspondendo a cerca de 43% de pessoas entre 25 e 34 anos.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


A pesquisa, que levantou dados dos concurseiros durante o ano de 2019, também destacou que 21% dos candidatos aos certames para administração estão na faixa entre 35 e 44 anos. Os inscritos com 18 a 24 anos correspondem a 17%, enquanto aqueles com idades entre 45 e 54 totalizam 10,58%. Com apenas 4,81%, estão os candidatos entre 55 e 64 anos, seguidos dos inscritos com 65 ou mais idade, resultando em 2,05% do total de candidatos.

Com diversos concursos abertos, é notório que o interesse nos certames está em alta, com número de inscritos crescendo a cada ano. Além disso, para 2020, o orçamento da União prevê 51.391 vagas para concursos públicos. Não é certeza de que todas serão preenchidas, no entanto, esse número representa um aumento de 1.400% em relação ao ano passado, em que aconteceram 3.369 contratações de servidores públicos, dando mais abertura e possibilidade para novos concurseiros.

Quem são os millennials que lideram o ranking?

Conhecidos também como geração Y, os millennials representam as pessoas nascidas entre 1980 e 1995. No entanto, alguns estudiosos afirmam que ela pode estender-se até os primeiros anos da década de 2000, sendo sucedida pela geração Z.

Comparando com as gerações antecedentes, é uma característica dos millennials serem mais exigentes com suas vidas profissionais. Além disso, essa geração valoriza mais a experiência do que a realização material quando comparada com as gerações antecedentes.

Quais são os atrativos de uma carreira pública?

Em tempos em que o desemprego ganha mais notoriedade, a estabilidade que um cargo público possui atrai milhares de pessoas. Os concursos públicos possuem benefícios vantajosos, como os salários acima da média e a estabilidade. Ademais, os servidores públicos têm acesso à bonificações e gratificações por tempo de carreira, crescimento profissional e outros. No entanto, para isso, é necessário ter dedicação, perseverança e tempo.

Por isso, aqueles que são mais exigentes com sua vida profissional - uma característica dos millennials - podem vir a ter mais sucesso e experiências agradáveis com a carreira.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja o calendário

Resultado do Fies já pode ser consultado pelos candidatos

Veja mais e a capa do canal