11/05/21
PUBLICIDADE
Confira!

Saiba quanto é preciso tirar na prova para passar no Encceja 2020

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020 já está chegando. Os inscritos nessa edição vão realizar as provas no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal. Apesar de já ser bastante conhecida, muitos participantes vão fazer a avaliação pela primeira vez e para estar bem preparado, além de estudar, é preciso entender como funciona o Encceja.


Essa é uma prova voltada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica em idade adequada, pleitear o certificado do ensino fundamental e médio. O exame é aplicado todos os anos e qualquer pessoa pode participar de forma voluntária e gratuita.

Afinal, quanto preciso tirar na prova para passar no Encceja 2020? - O Encceja é constituído de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Para ser considerado habilitado a conseguir o certificado para o nível de formação para qual se inscreveu, é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na redação, que varia de 0 a 10.

No ensino fundamental as áreas que caem na prova são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.

Já no ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

E se não passar no Encceja? - Quem não conseguir atingir a pontuação necessária em todas as áreas de conhecimento da prova vai poder participar de futuras edições do Encceja para tentar a certificação novamente. Já aqueles que atingirem a pontuação mínima em uma ou mais de uma área têm direito a declaração parcial de proficiência. Com ela, quando for tentar o Encceja mais uma vez, não será preciso fazer a prova da área que já conseguiu ser aprovado.
Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Confira a lista!

Prouni inicia prazo para candidatos apresentarem documentos

11 MAI 2021 às 14h32
Veja como fazer a inscrição!

Paraná lança programa de incentivo cultural voltado a projetos infantojuvenis

11 MAI 2021 às 14h25
Comemoração!

UEM completa 45 anos com mais de 75 mil profissionais formados

11 MAI 2021 às 11h13
Saiba mais

Projeto de professores usa inteligência artificial e relógio contra depressão

11 MAI 2021 às 08h20
Conheça as Obras do Jardim

Museu de Arte de Londrina comemora aniversário com exposição virtual

10 MAI 2021 às 17h35
Veja os depoimentos!

Pesquisa aponta que 79% de mulheres que atuam na música são discriminadas

10 MAI 2021 às 17h21
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados