Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

São Paulo inicia estudos para detectar variante indiana do coronavírus

Mariana Freire - Folhapress
18 mai 2021 às 11:05
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo deu início a dois estudos para detectar novas variantes do coronavírus na capital paulista, especialmente as de origem indiana. As pesquisas estão sendo realizadas em parceria com o Instituto Butantan e com o IMT (Instituto de Medicina Tropical) da USP e devem ter os primeiros resultados divulgados em 20 dias.


"O estudo detecta o sequenciamento genético de todas elas [as variantes], mas sobretudo, a preocupação é identificarmos a presença da variante indiana na cidade. Estamos nos antecipando para, caso isso aconteça, medidas sanitárias sejam adotadas", afirma o secretário da Saúde, Edson Aparecido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A informação foi dada em entrevista coletiva no Centro Empresarial de São Paulo, zona sul, onde teve início a vacinação de motoristas e cobradores de transporte público. Também presente no evento, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que ainda não há registro da nova variante na cidade. "Esse trabalho da vigilância genética é para se antecipar."

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Por causa das variantes das linhagens B.1.617.1 e B.1.617.2, o governo brasileiro suspendeu desde o dia 14 a chegada de voos originários da Índia, Reino Unido, África do Sul e Irlanda do Norte. Um navio com tripulação indiana está em quarentena no Maranhão e é monitorado pela Vigilância Sanitária devido à presença de três casos.


Segundo a Secretaria da Saúde, o estudo com o Butantan foi iniciado há três semanas. Parte das amostras de testes RT-PCR positivos de todas as regiões da cidade são encaminhados para avaliação. O estudo com o IMT tem início esta semana.

"A cidade de São Paulo está estudando e se preparando para o caso de essa nova variante vir a circular na cidade", afirma Aparecido. Entre as medidas, ele aponta o aumento de leitos de enfermaria e UTI, instalação de usinas de oxigênio e autorização para que as OSSs (Organizações Sociais de Saúde), que gerenciam unidades na capital, importem kit de intubação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade