A Seed (Secretaria de Estado da Educação) se reuniu no fim da tarde desta terça-feira (14) com o Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares) para tratar dos protocolos de retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino. A reunião foi realizada on-line e deu continuidade aos encontros setoriais do Comitê de Volta às Aulas, iniciados na segunda-feira (13). A expectativa é que o plano seja fechado até o fim de julho. A data de retorno ainda não está definida e depende do aval da Secretaria da Saúde.
Participaram do encontro com a Secretaria da Educação a presidente do Sinepe, Esther Cristina Pereira, e a diretora de relações institucionais da entidade, Carmem Murara, que trouxeram a preocupação do setor para garantir um plano que possa ser cumprido por todas as escolas, levando em consideração as particularidades de cada instituição. As representantes apresentaram sugestões de protocolos internacionais e exemplos positivos usados em outras regiões do país.
Veja a entrevista: Aulas presenciais voltam quando no Paraná?
Leia mais:

Londrina: Cepe aprova calendário acadêmico 2024 da UEL

Estudo da Itália revela nova abordagem para combate ao Parkinson

Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil

Governo quer vetar formação de professores 100% a distância
"Em suma a preocupação de todos é a mesma: proteger todos, crianças, familiares e profissionais da educação. Por isso estamos compilando todas as contribuições e vamos formatar um plano único que atenda tanto a realidade da rede pública de ensino, quanto das escolas da rede particular", completou o Gláucio Dias, diretor-geral da Seed.
Reuniões setoriais do Comitê
Além do Sinepe, já se reuniram com a Secretaria da Educação: Conselho Estadual de Educação, Assembleia Legislativa, Ministério Público, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas. Até o dia 17 os demais integrantes do Comitê, como União dos Conselhos Municipais de Educação, União dos Dirigentes Municipais da Educação, entre outros, devem se reunir com a Seed.
Plano de retomada
O plano de retomada será elaborado na semana que vem, logo após a realização das reuniões setoriais. Até o fim do mês o plano deve ser apresentado aos epidemiologistas da Saúde e validado pelo Comitê.
Data de retorno
A data de retorno das aulas presenciais no Paraná será definida com base nas análises do desenvolvimento da pandemia no estado feitas pela Secretaria da Saúde. Ela só será definida quando a pasta compreender que há condições seguras para este retorno.