Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Volta às aulas presenciais

Secretaria de Educação de Londrina pesquisa sobre a saúde dos alunos da rede municipal

Redação Bonde com N.Com
24 ago 2021 às 16:24
- N.Com/Vivian Honorato
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está fazendo uma pesquisa para saber como anda a saúde das crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O projeto "Como você está?” teve início na segunda-feira (23) e pretende avaliar todos os alunos do P4 ao 5º ano, das escolas municipais e dos CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil) de Londrina.


A intenção é avaliar como está o controle da obesidade infantil nos 37.484 alunos do P4 ao 5º ano e realizar o teste de acuidade visual nos 28.350 estudantes do 1º ao 5º ano. Isso porque, é possível que as crianças tenham doenças visuais ou sofram com a obesidade infantil e não saibam disso. "Essa ação é exatamente para sabermos o que precisamos fazer, a partir de agora, para cuidarmos das nossas crianças. Por isso, vamos analisar como elas estão de saúde, se emagreceram ou engordaram, se precisam usar óculos de grau ou não, entre outros pontos. Nós queremos saber como foi esse momento de pandemia para elas, além do aprendizado”, explicou a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os professores da rede municipal estão aplicando testes simples de acuidade visual nas crianças. Eles passaram por uma orientação dada pelos médicos do Hoftalon (Hospital de Olhos), que é parceiro da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Projeto Pequenos Olhares. Com base nas orientações recebidas, os educadores querem saber como está a nitidez com que as crianças conseguem enxergar as coisas no dia a dia. Assim, eles conseguem fazer uma triagem, para verificar se os alunos têm ou não algum grau de dificuldade na leitura dependendo da distância e do tamanho das letras. Os estudantes que apresentaram dificuldades nesse teste serão encaminhados a uma consulta com o oftalmologista do Hospital de Olhos.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Consulta – A consulta médica especializada acontecerá neste sábado (28), das 8h às 12h, no pátio do Boulevard Londrina Shopping, que fica na Avenida Theodoro Victorelli, 150. No local, estará montada uma tenda de uma ótica e uma carreta, emprestada por uma ONG da Alemanha, contendo quatro consultórios oftalmológicos. Na oportunidade, 70 alunos triados pelas professoras da rede municipal serão avaliados pelos médicos. Eles passarão por consulta e exames clínicos e, constatada a necessidade, receberão um óculos com armação e o grau adequados a sua deficiência. Tudo isso gratuitamente.

Publicidade


Obesidade Infantil – Além do teste de acuidade visual, os professores de educação física estão realizando a avaliação antropométrica dos alunos, que considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional das crianças e diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas. São considerados o peso, a altura e o IMC (Índice de Massa Corporal) ideal para cada faixa etária. Caso o estudante esteja fora das medidas esperadas para sua idade, a própria escola fará o encaminhamento para a rede de serviços municipais, via UBS (Unidade Básica de Saúde).


"Devido à pandemia, nossos alunos permaneceram bastante tempo com aulas remotas. Agora, eles estão retornando às atividades presenciais e queremos saber como eles estão, tanto na questão da saúde, quanto da aprendizagem e da parte pedagógica”, explicou a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação, Cristiane Sola.

Tanto os testes de acuidade visual, quanto a avaliação antropométrica prosseguirão durante as próximas semanas. A equipe da Gerência de Educação Especial, juntamente às professoras das salas de recursos, estão disponíveis para ajudar na avaliação dos alunos, por meio de orientações e encaminhamentos que se fizerem necessários.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade