Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar de Londrina acerca da importância do cuidado com o meio ambiente, a SME (Secretaria Municipal de Educação) instalou em sua sede um container para o recebimento de lixo eletrônico. A iniciativa foi implantada em parceria com a ONG E-letro, que funciona no município promovendo a sustentabilidade ambiental por meio de ações e coleta de produtos eletroeletrônicos para reaproveitamento.
Uma cesta está reservada exclusivamente para o depósito dos resíduos eletroeletrônicos, ficando inicialmente à disposição dos servidores da Educação e das unidades escolares. Posteriormente, a intenção é abrir também ao público que utiliza os serviços da SME. A sede da secretaria fica localizada na Rua Mar Vermelho, 35, Jardim Cláudia.
O descarte correto de resíduos eletroeletrônicos possibilita uma maneira mais fácil e prática de efetuar o desfazimento dos aparelhos e itens. Esta ação da SME busca envolver os professores e servidores de todos os setores da rede municipal de educação, incluindo os gestores e, consequentemente, os alunos das unidades escolares.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Materiais – Podem ser descartados no container da Secretaria Municipal de Educação diversos itens eletroeletrônicos, dentre os quais: aparelho DVD, fax, som, controles, aquecedores, ar-condicionado, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, CDs, celular, chapas, computador, placa mãe, placas de computador, conectores, copiadores, CPU, disco rígido/HD, estabilizador, fios, fontes, impressora, máquina fotográfica, memórias, modem, monitor, mouse, notebook, no break, pen drive e similares.
ONG E-Letro – Trata-se de uma entidade associativa constituída em 17 de março de 2008, e que completará 11 anos de atividades em 2019. É a única entidade de Londrina e região com licença ambiental de operação específica para lixo eletrônico, conforme concedido pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
A ONG atende toda a sociedade, desde o cidadão que busca o descarte correto de um simples aparelho celular, até empresas de diferentes portes e segmentos com uma quantidade mais elevada de lixo eletrônico. As coletas já foram realizadas em 120 municípios desde o surgimento da entidade. Atualmente, o trabalho ocorrem em 40 cidades, com a participação de parceiros como universidades, empresas, igrejas, escolas, prefeituras, rotarys e outras instituições. A ONG tem pontos fixos em Londrina, Rolândia e Cambé.
O público pode obter mais informações sobre o trabalho da entidade pelos endereços eletro.org.br e onge-letro.blogspot.com. O telefone para contato é o (43)3339-0475. A sede fica em Londrina, localizada na Rua Ermelindo Leão, 385, na Vila Portuguesa, região leste.