Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veto nacional

Sem celulares, estudantes têm rotina diferente nas escolas

Jéssica Sabbadini - Redação Bonde
01 mar 2025 às 22:00

Compartilhar notícia

Cottonbro Studio/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O período escolar de 2025 começou um pouco diferente para estudantes espalhados por todo o país. Isso porque o governo federal sancionou no dia 13 de janeiro a Lei N° 15.100/2025, que restringe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos nas escolas. Com isso, fica vetado o uso dos aparelhos durante todo o período em que o estudante estiver na escola, incluindo intervalos.


O objetivo, de acordo com o Ministério da Educação, é promover um ambiente escolar mais saudável e equilibrado, além de resguardar a saúde física e mental dos estudantes. Apesar da proibição, o celular continua sendo uma ferramenta pedagógica em casos em que o professor determina que é importante a utilização das tecnologias dentro da sala de aula.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aluna do 3° ano no Colégio Cívico-Militar Professora Helena Kolody, em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, Giovana Souza, 16, garante que não ficou surpresa com a notícia da proibição dos celulares dentro das escolas pelo fato de que alguns professores já haviam comentado sobre a possibilidade. Mesmo antes da lei, a jovem conta que já costumava aproveitar os intervalos para jogar com os amigos em vez de ficar no celular, então não foi uma mudança brusca: “não é algo que fez tanta falta nos intervalos”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Critinfância

UEL forma professores para educação infantil em 'tempos de travessia'

Imagem de destaque
Oportunidade

Cursinho da UENP oferecerá aulas em bairros de Jacarezinho

Imagem de destaque
Docente teve um infarto

APP organiza 'boicote' a aplicativos do Estado após morte de professora

Imagem de destaque
De quarta a sexta

Biólogo Atila Iamarino faz palestras em Londrina, Cornélio e Apucarana


A principal dificuldade para a jovem é a comunicação com os pais, já que costumava avisar o pai se voltaria ou não de van para casa ou se preferia que ele a buscasse. Agora eles já deixam combinado a volta antes de saírem de casa.


Em visita ao colégio em Cambé durante um intervalo no período matutino, a reportagem notou que muitos estudantes pegam o lanche, uma cadeira e levam para a área externa da instituição, formando "rodinhas" de conversa. Outros optam por jogar pingue-pongue ou futebol nas quadras.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Com veto a celulares, alunos têm rotina diferente nas escolas
A nova lei de 2025 proíbe celulares nas escolas, promovendo interação e aprendizado. Estudantes se adaptam e relatam melhorias na concentração e socialização.
Imagem
Londrina EC recebe o Cianorte no “jogo do ano”
Londrina EC recebe o Cianorte no “jogo do ano”
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas