Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consciência ambiental

Sema lança cartilha sobre Destinação de Resíduos em Londrina na Semana do Meio Ambiente

Redação Bonde com N.Com
02 jun 2021 às 17:45
- Sema
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) lançou uma cartilha digital sobre a Destinação de Resíduos em Londrina, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada de 1º a 5 de junho. A cartilha está disponível para download no Portal da Prefeitura, na página da Sema (clique aqui para acessá-la). A intenção é que a cartilha circule nos grupos de WhatsApp, para que mais pessoas tenham acesso às informações.


Segundo o secretário do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, o objetivo da iniciativa, elaborada pela Gerência de Educação Ambiental, é divulgar o destino ambientalmente adequado para cada tipo de resíduo, utilizando os veículos digitais, que hoje aceleram a circulação das informações. "A destinação correta de resíduos é muito importante, pois alguns materiais possuem componentes que podem contaminar o solo e o lençol freático com substâncias nocivas, como os metais pesados (mercúrio, berílio e chumbo), que são altamente prejudiciais à saúde humana e de animais e plantas”, alertou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, informou que a cartilha é dinâmica, por ser digital, por isso as informações encontradas nela podem não ser as mesmas daqui um mês, porque ela seguirá as mudanças relacionadas às empresas prestadoras de serviços ambientais e ao sistema de logística reversa. "O conteúdo pode sofrer alterações, de vez em quando. Por isso, optamos pelo formato digital, já que as alterações não seriam possíveis de serem feitas em uma cartilha impressa”, apontou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


A cartilha menciona que o serviço de coleta seletiva municipal é responsabilidade da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Ela envolve o recolhimento, a triagem e a comercialização dos resíduos, por meio de contratos com cooperativas de reciclagem. Dentro dela, é possível consultar onde descartar materiais como: papel, plástico, vidro e metal; eletrônicos; orgânicos; entulhos; rejeitos; pilhas e baterias; lâmpadas; poda de árvores; medicamentos; pneus; óleo lubrificante; objetos de madeira; óleo lubrificante; embalagem de agrotóxicos; latas de tinta; entre outros resíduos.

Publicidade


Semana do Meio Ambiente – O documento digital faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que iniciou na última terça-feira (1º), com uma campanha que visa à proteção e à preservação do meio ambiente, por meio da disseminação de informações nas redes sociais da Sema. Na terça-feira (1º), foi veiculado o vídeo sobre a arborização urbana. Nesta quarta (2) haverá uma postagem sobre o "Desafio do Lixo”, ação criada pela Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) e aderida pelo Município de Londrina.


A programação contempla, ainda, uma postagem sobre o Dia da Educação Ambiental, na quinta-feira (3); a divulgação da Cartilha Digital de Resíduos, na sexta-feira (4); e uma postagem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, no sábado (5).

A Semana do Meio Ambiente é uma comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O objetivo é chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação ambiental. A data foi instituída em 1972, pela ONU (Organização das Nações Unidas), com a intenção de incentivar governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços na questão ambiental.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade