A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) lançou uma cartilha digital sobre a Destinação de Resíduos em Londrina, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada de 1º a 5 de junho. A cartilha está disponível para download no Portal da Prefeitura, na página da Sema (clique aqui para acessá-la). A intenção é que a cartilha circule nos grupos de WhatsApp, para que mais pessoas tenham acesso às informações.
Segundo o secretário do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, o objetivo da iniciativa, elaborada pela Gerência de Educação Ambiental, é divulgar o destino ambientalmente adequado para cada tipo de resíduo, utilizando os veículos digitais, que hoje aceleram a circulação das informações. "A destinação correta de resíduos é muito importante, pois alguns materiais possuem componentes que podem contaminar o solo e o lençol freático com substâncias nocivas, como os metais pesados (mercúrio, berílio e chumbo), que são altamente prejudiciais à saúde humana e de animais e plantas”, alertou.
A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, informou que a cartilha é dinâmica, por ser digital, por isso as informações encontradas nela podem não ser as mesmas daqui um mês, porque ela seguirá as mudanças relacionadas às empresas prestadoras de serviços ambientais e ao sistema de logística reversa. "O conteúdo pode sofrer alterações, de vez em quando. Por isso, optamos pelo formato digital, já que as alterações não seriam possíveis de serem feitas em uma cartilha impressa”, apontou.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A cartilha menciona que o serviço de coleta seletiva municipal é responsabilidade da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Ela envolve o recolhimento, a triagem e a comercialização dos resíduos, por meio de contratos com cooperativas de reciclagem. Dentro dela, é possível consultar onde descartar materiais como: papel, plástico, vidro e metal; eletrônicos; orgânicos; entulhos; rejeitos; pilhas e baterias; lâmpadas; poda de árvores; medicamentos; pneus; óleo lubrificante; objetos de madeira; óleo lubrificante; embalagem de agrotóxicos; latas de tinta; entre outros resíduos.
Semana do Meio Ambiente – O documento digital faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que iniciou na última terça-feira (1º), com uma campanha que visa à proteção e à preservação do meio ambiente, por meio da disseminação de informações nas redes sociais da Sema. Na terça-feira (1º), foi veiculado o vídeo sobre a arborização urbana. Nesta quarta (2) haverá uma postagem sobre o "Desafio do Lixo”, ação criada pela Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) e aderida pelo Município de Londrina.
A programação contempla, ainda, uma postagem sobre o Dia da Educação Ambiental, na quinta-feira (3); a divulgação da Cartilha Digital de Resíduos, na sexta-feira (4); e uma postagem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, no sábado (5).
A Semana do Meio Ambiente é uma comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O objetivo é chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação ambiental. A data foi instituída em 1972, pela ONU (Organização das Nações Unidas), com a intenção de incentivar governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços na questão ambiental.