Pesquisar

Canais

Serviços

Agência UEL
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Tem algum livro para devolver?

Sistema de Bibliotecas da UEL recebe empréstimos até 23 de julho sem multa

Redação Bonde com Agência UEL
16 jun 2021 às 15:06
Continua depois da publicidade

O prazo para devolução dos livros emprestados junto ao Sistema de Bibliotecas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) sem cobrança de multa vai até o dia 23 de julho. O Sistema de Bibliotecas – que ficaram fechadas de março a junho de 2020 e que durante os primeiros meses não obrigaram a renovação dos exemplares e nem a devolução por parte dos usuários – vão passar a cobrar multas diárias dos usuários a partir de 26 de julho.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


De acordo com comunicado expedido pela direção do setor, há grande quantidade de livros emprestados – cerca de 2600 – ainda não devolvidos. "Estamos pedindo há meses para que os usuários devolvam os livros, casos não o estejam utilizando mais. Enviamos e-mails automáticos, como sempre, mas poucos estão atendendo”, comenta a diretora do Sistema de Bibliotecas, Neide Zaninelli.

Continua depois da publicidade


Os 2600 livros à espera de devolução foram emprestados ainda em 2020. Esse montante, no entanto, chegou a ser ainda maior: cerca de 7000 livros estavam emprestados e sem devolução. "Com o tempo, a comunidade acadêmica foi devolvendo, mas, apesar das constantes divulgações, faltam muitos ainda”, complementa.


Com o início do ano letivo, previsto para agosto, a diretora comenta que há uma preocupação com a lentidão na devolução. "Nossa preocupação é com os alunos que vão ingressar e que provavelmente vão precisar desses livros”, comenta.

Continua depois da publicidade


Em caso de não-renovação dos livros a partir do dia 26 de julho, a multa cobrada será de R$ 1,50 por dia e por livro. As renovações podem ser feitas, no máximo, até 15 vezes por livro.


Horários e locais para devolução
Confira, abaixo, os telefones, e-mails e horários disponíveis em cada unidade da Biblioteca:


Biblioteca Central (Campus): de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas ao meio dia, das 14 às 17 horas. E-mails: [email protected] e [email protected];


Biblioteca Setorial de Ciências Humanas: às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h horas E-mails: [email protected] e [email protected];


Biblioteca Setorial do CCS: às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h. E-mails: [email protected] e [email protected];


Biblioteca Setorial do EAAJ: às segundas e quintas-feiras, das 8 às 12h. E-mails: [email protected] e [email protected];


Central de Segurança (no calçadão em frente à Biblioteca Central da UEL): a qualquer dia e horário.


Para usuários que não puderem devolver presencialmente, é possível enviar os livros por Correios ou transportadora para o endereço:


Universidade Estadual de Londrina – Biblioteca Central/ Divisão de Circulação – Rodovia Celso Garcia Cid, PR – 445, Km 380 – Campus Universitário – CEP 86057-970 – Londrina – PR


Empréstimos por agendamento - Para evitar aglomerações, o Sistema de Bibliotecas disponibiliza a opção de agendamento para empréstimo e devolução de livros. Para agendar, o usuário deve enviar um e-mail para a unidade da biblioteca que tenha o livro que deseja emprestar, com informações como nome do autor, título, edição e número de chamada.


A retirada na BC (biblioteca Central) e setoriais BS/CCS (de Ciências da Saúde) e BS/CCH (Ciências Humanas) será somente às terças, das 9 às 12h. Já na unidade do EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos) a retirada será às segundas-feiras, no mesmo horário.

Confira mais detalhes sobre a devolução – Aqui.


Continue lendo