09/08/20
28º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Último dia!

Terminam nesta sexta inscrições para o Sisu

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira (10), para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do meio do ano. Serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país.

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.

Inscrição

Por meio do site do MEC (Ministério da Educação), na tela "Minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em "Escolher este curso” para continuar.

Nesta fase, o candidato deverá indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e dos institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupo, conforme renda familiar e raça. Clique em "Escolher esta modalidade” para continuar.

Critérios

De acordo com o edital do Sisu, a ordem dos critérios para a classificação de candidatos é a seguinte: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Lista de espera

Segundo cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.
Agência Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Confira
Ratinho Jr. se posiciona sobre quarentena em Londrina
Orientação
MP recomenda que entidades patronais não estimulem 'furo' à quarentena
Negociação
Belinati e deputados tentam convencer governador a revisar quarentena para Londrina
Continue lendo
Saiba mais
Paraná vai contratar profissionais e estudantes da área de saúde
07 AGO 2020 às 10h17
Pandemia e educação
Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF
07 AGO 2020 às 10h10
Salários até R$ 3.261
Rolândia abre PSS na educação
07 AGO 2020 às 09h55
Veja os prazos
Governo Estadual abre 32 vagas para bolsistas atuarem na Polícia Científica
06 AGO 2020 às 17h21
6 de agosto
Dia Nacional dos Profissionais da Educação exalta ensino construído pelo coletivo
06 AGO 2020 às 15h57
Você já conhece?
Palestra on-line sobre 'ansiedade de desempenho' aborda perfeccionismo e vulnerabilidades
05 AGO 2020 às 11h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados