13/08/20
31º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Direcionamento

Teste vocacional ajuda na escolha do curso

No ensino médio é comum ficar indeciso entre algumas profissões e ter o anseio de entrar na universidade o mais rápido possível. Por isso, os alunos podem fazer escolhas equivocadas quanto a carreira que mais combina com sua personalidade e gostos. Em busca de levar os estudantes a escolhas certas, os testes vocacionais foram criados. Eles são elaborados para analisarem as habilidades, expectativas e visões de mundo dos participantes.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


De acordo com uma pesquisa produzida pela Catho, 72% dos estudantes escolhem seus cursos com base no teste vocacional. Realizado com 280 alunos, o estudo também listou quais os objetivos mais comuns dos jovens ao realizar o teste. Cerca de 46% das pessoas buscam esses resultados para comparar com os cursos que já pretendiam fazer, enquanto 33% queriam ter mais ideias de carreiras que se enquadram no seu perfil.

O gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto afirma que é importante buscar orientação nesse momento e que, ao responder o teste, o estudante pode se conhecer melhor. "Diante das diversas possibilidades de cursos, bem como o bombardeio constante de informações, fica cada vez mais difícil para o jovem fazer uma escolha que traga satisfação para a vida profissional. É exatamente neste momento que o jovem pode recorrer ao teste vocacional, para verificar interesses e de que forma eles se alinham a traços da nossa personalidade", diz.

O que é um teste vocacional? - Estratégia desenvolvida e utilizada pela Psicologia para realizar avaliações de personalidades, os testes vocacionais relacionam as respostas sobre expectativas de carreira, gostos pessoais e postura em momentos de pressão com as profissões existentes. O objetivo é encontrar a carreira que mais combina com a pessoa.

Para isso, o estudante é, muitas vezes, submetido a perguntas como:

• Qual sua tarefa em trabalhos em grupo?

• O que você gosta de fazer?

• Por quais características você pretende se destacar profissionalmente?

• Como você se comporta em discussões?

• Como seria um mundo ideal para você?

Os testes podem ser aplicados por psicólogos em clínicas ou escolas, mas também há sites que disponibilizam o serviço. Neles, é preciso ficar atento para saber se foram formulados por especialistas. Consultar os professores também é uma alternativa para escolher o que seguir profissionalmente.

Para os estudantes que buscam ainda mais resultados, existe a orientação vocacional. Ela é mais complexa e envolve testes e entrevistas com um profissional para que os traços da personalidade sejam cruzados com as expectativas e posicionamento em busca da profissão ideal para o indivíduo.

Com a lista de áreas e carreiras produzida pelos testes, a pessoa pode escolher qual carreira trilhar com base no mercado de trabalho, oportunidades e perspectivas para o futuro que a profissão oferece e, também, se é algo que o deixará feliz e realizado ao longo da vida.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ensino de qualidade
Sesi vai fechar escolas no Paraná; Londrina, Cambé e Arapongas perderão unidades
12 AGO 2020 às 19h18
Aumente seu rendimento!
Conciliar teoria e prática nos estudos em casa é possível; saiba como
12 AGO 2020 às 17h18
Concurso entre alunos
UEL define identidade visual do Vestibular 2021
12 AGO 2020 às 17h14
Para a comunidade externa
Universidade oferece palestras na Semana de Saúde Pública e Zoonoses
11 AGO 2020 às 15h10
Teste rápido
Pesquisadores estudam adaptação de caneta que detecta câncer para o coronavírus
11 AGO 2020 às 15h00
Confira!
UEL abre inscrições para interessados em isenção da taxa do Vestibular 2021
11 AGO 2020 às 11h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados