Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Direcionamento

Teste vocacional ajuda na escolha do curso

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jan 2020 às 12:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No ensino médio é comum ficar indeciso entre algumas profissões e ter o anseio de entrar na universidade o mais rápido possível. Por isso, os alunos podem fazer escolhas equivocadas quanto a carreira que mais combina com sua personalidade e gostos. Em busca de levar os estudantes a escolhas certas, os testes vocacionais foram criados. Eles são elaborados para analisarem as habilidades, expectativas e visões de mundo dos participantes.

De acordo com uma pesquisa produzida pela Catho, 72% dos estudantes escolhem seus cursos com base no teste vocacional. Realizado com 280 alunos, o estudo também listou quais os objetivos mais comuns dos jovens ao realizar o teste. Cerca de 46% das pessoas buscam esses resultados para comparar com os cursos que já pretendiam fazer, enquanto 33% queriam ter mais ideias de carreiras que se enquadram no seu perfil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto afirma que é importante buscar orientação nesse momento e que, ao responder o teste, o estudante pode se conhecer melhor. "Diante das diversas possibilidades de cursos, bem como o bombardeio constante de informações, fica cada vez mais difícil para o jovem fazer uma escolha que traga satisfação para a vida profissional. É exatamente neste momento que o jovem pode recorrer ao teste vocacional, para verificar interesses e de que forma eles se alinham a traços da nossa personalidade", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


O que é um teste vocacional? - Estratégia desenvolvida e utilizada pela Psicologia para realizar avaliações de personalidades, os testes vocacionais relacionam as respostas sobre expectativas de carreira, gostos pessoais e postura em momentos de pressão com as profissões existentes. O objetivo é encontrar a carreira que mais combina com a pessoa.

Publicidade


Para isso, o estudante é, muitas vezes, submetido a perguntas como:


• Qual sua tarefa em trabalhos em grupo?

Publicidade


• O que você gosta de fazer?


• Por quais características você pretende se destacar profissionalmente?

Publicidade


• Como você se comporta em discussões?


• Como seria um mundo ideal para você?

Publicidade


Os testes podem ser aplicados por psicólogos em clínicas ou escolas, mas também há sites que disponibilizam o serviço. Neles, é preciso ficar atento para saber se foram formulados por especialistas. Consultar os professores também é uma alternativa para escolher o que seguir profissionalmente.


Para os estudantes que buscam ainda mais resultados, existe a orientação vocacional. Ela é mais complexa e envolve testes e entrevistas com um profissional para que os traços da personalidade sejam cruzados com as expectativas e posicionamento em busca da profissão ideal para o indivíduo.

Com a lista de áreas e carreiras produzida pelos testes, a pessoa pode escolher qual carreira trilhar com base no mercado de trabalho, oportunidades e perspectivas para o futuro que a profissão oferece e, também, se é algo que o deixará feliz e realizado ao longo da vida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade