Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Centro de Ciências Exatas

UEL aprova criação do Departamento de Geologia e Geomática

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 abr 2022 às 09:18
- Jaelson Lucas/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Universitário da UEL ( Universidade Estadual  de Londrina) aprovou, no início de abril, a criação do Departamento de Geologia e Geomática, no CCE (Centro de Ciências Exatas), por meio da resolução Nº 017/2022. A criação do Departamento, uma demanda que começou a ser avaliada há dois anos, recebeu apoio externo de entidades como a SBG (Sociedade Brasileira de Geologia) e a FEBRAGEO (Federação Brasileira dos Geólogos). Um dos principais objetivos é fortalecer a pesquisa acadêmica na área e, também, aumentar a capacidade técnica de prestação de serviços em uma área que ainda carece de profissionais e é considerada estratégica para o desenvolvimento nacional.


Segundo o professor José Paulo Pinese, do Departamento de Geociências/CCE, comporão o Departamento 11 professores que atuavam no Departamento de Geociências. Com a criação do Departamento, o professor também avalia aumentar a captação de recursos para a Universidade, em especial os oriundos de convênios com empresas privadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Departamento vem também para preencher um “vazio” nas áreas de Geologia e Geomática na região Sul e Sudeste, como explica o professor. “Temos um curso de Geologia na Universidade Federal do Paraná somente. Em Santa Catarina, foram autorizados um novo Departamento e um curso. No Rio Grande do Sul, houve a criação de mais dois, isso tudo nos últimos dez anos”, completou. Na UEL, o próximo passo é a criação de um curso de graduação em Geologia, além de especializações nas áreas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava



Geodiversidade regional

Publicidade

Pinese explica que a profusão de cursos de Geologia na última década tem como grande motivador a descoberta do petróleo na camada do pré-sal, que movimentou o setor petroleiro no Brasil em 2006, quando foi anunciada pela Petrobras. Parte da Bacia de Santos está localizada no litoral paranaense, o que trouxe, inclusive, uma fatia dos royalties da extração para o Estado. “Com essa descoberta, é necessário investir em formação de mão-de-obra técnica”, avaliou.


Outras demandas, ainda no que se refere à mineração, que incluem ainda materiais para a construção civil e argilas cerâmicas, são a extração de águas subterrâneas (mecanismo importante para evitar situações de crise hídrica com a baixa dos rios) e, também, as relativas ao georreferenciamento e delimitações de territórios rurais e urbanos. “As águas subterrâneas, ou água mineral, estão no interior de rochas, então é necessário toda a expertise da área da Geologia e Geomática para a extração”, explicou o professor.

Publicidade


Ainda será possível, com a ampliação da área na Universidade, investir na criação de laboratórios para diferentes finalidades que abranjam a geodiversidade regional. Um dos focos pode ser a indústria joalheira, para a identificação e classificação de gemas (minerais preciosos), segundo Pinese.


Museu de Geologia

Com a criação do Departamento e, posteriormente, do Curso de Geologia, o Museu de Geologia da UEL deve receber investimentos e ser ampliado. A intenção é que o espaço seja utilizado tanto como laboratório para os estudantes do curso como também para estudantes dos níveis básicos, via projetos de extensão universitária. “Pretendemos ampliá-lo com a exposição de rochas, minerais e fósseis. A captação de recursos também deve vir de convênios com empresas”, finalizou Pinese. 


O trâmite para a criação do Curso de Geologia na UEL deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade