Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim do mês

UEL aprova retomada do calendário de graduação com atividades remotas

Agência UEL
24 jun 2020 às 20:01
- Saulo Ohara/Arquivo/FOLHA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por 31 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL aprovou nesta quarta-feira (24) a retomada do calendário acadêmico e o retorno das atividades de graduação, por meio de ensino remoto emergencial, a partir do próximo dia 29 de junho, com um prazo flexível para implantação por parte dos colegiados de cursos.

A decisão foi tomada durante reunião virtual entre os membros do Cepe, acompanhada por cerca de 250 professores, estudantes e servidores. As aulas estavam suspensas desde 17 de março passado, por força de Ato Executivo da Reitoria, por conta da evolução dos casos da Covid-19 em Londrina e em todo o território nacional, como forma de evitar a disseminação do vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na prática os conselheiros aprovaram uma proposta elaborada pela Câmara de Graduação da UEL, que prevê um planejamento para o retorno das atividades, com intuito de garantir qualidade de ensino; inclusão social e segurança sanitária.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira, o retorno se dará em três fases. Numa primeira etapa as atividades serão predominantemente não presenciais para todos os cursos e séries que tiverem condições de iniciarem as atividades.

Publicidade


A fase dois prevê uma retomada gradual e escalonada com atividades presenciais, associadas às não presenciais, sem data ainda definida para ser iniciada. A terceira e última fase prevê o retorno ampliado das atividades presenciais.


Além das normas que prevêem o retorno seguro das atividades em etapas, os conselheiros também aprovaram o novo calendário acadêmico da graduação. Dessa forma, o ano letivo terá 276 dias e não 200, conforme estão previstos nos calendários regulares.

Publicidade


O objetivo é conceder um prazo ampliado para que Colegiados, e Departamentos e Centros possam se adequar ao trabalho remoto, possibilitando acesso para 100% dos estudantes.


O primeiro semestre letivo terá início a partir do dia 29 de junho e termina em 18 de dezembro. O segundo semestre será retomado em 18 de janeiro de 2021 e será concluído em 25 de junho do próximo ano.

Publicidade


Inclusão - O reitor Sérgio Carvalho afirmou que a UEL fará um trabalho para envolver todos os mais 13 mil estudantes de graduação, de modo que nenhum aluno seja desamparado por falta de condições materiais e de infraestrutura. Ele explicou que outras grandes Universidades estão considerando alternativas de retorno das atividades, uma vez que os dados epidemiológicos apontam para a impossibilidade de retorno total das atividades presenciais neste ano.


"Estamos seguindo o mesmo caminho das Universidades Públicas brasileiras. O ensino remoto representa um posicionamento político a partir da ciência. Nosso desafio é criar alternativas para abrigar todos os estudantes de graduação", afirmou. Ele explicou que o calendário letivo prevê mais de dois meses para os Colegiados de curso fazerem as adaptações necessárias.

Publicidade


A Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, esclareceu que a UEL já conseguiu ouvir cerca de 9 mil estudantes de graduação, via questionário online. Ela explicou que nas próximas semanas a Prograd deverá contatar a totalidade dos estudantes, contando com a colaboração dos Coordenadores de Colegiado, com o objetivo de concluir o levantamento.


"Recomenda-se a retomada das atividades pelo ensino remoto emergencial de forma gradativa, com início mais brando, tempo de aulas reduzido e oferta de poucas disciplinas como estratégia de adaptação e ajustamentos à nova tecnologia, tanto para estudantes e professores", diz a pró-reitora.

Publicidade


Ela ponderou ainda que foram realizadas mais de 14 reuniões e encontros entre membros da Câmara de Graduação para debater alternativas que possam viabilizar que as atividades sejam retomadas e agreguem todos os estudantes. Ela explicou que fez contato com o Núcleo Regional de Ensino que mantém um protocolo de acesso às terras indígenas, um canal para se aproximar deste público. A UEL tem hoje 34 estudantes indígenas matriculados em cursos de graduação. "Não estamos esquecendo ninguém, defendemos uma proposta de retomada para vislumbrar caminhos e atender a todos", afirmou a Pró-reitora.


Normas - Ainda conforme a Resolução encaminhada pelo Câmara de Graduação, estudantes com mais de 60 anos, com deficiência, que apresentem comorbidades, gestantes ou outros grupos pertencentes aos de maior vulnerabilidade à COVID-19, estão dispensados das atividades acadêmicas presenciais, até segunda ordem, e devem solicitar amparo, diretamente no Portal do Estudante.

Publicidade


Os Centros de Estudos constituirão, de forma autônoma, uma comissão para acompanhar a implementação do Plano Especial de Matriz Curricular dos cursos. A última série ou semestre de cada curso terá preferência para retomada das atividades acadêmicas não presenciais; cursos que finalizarem todos os componentes curriculares, inclusive o ENADE, poderão colar grau.


O Estágio Curricular Obrigatório será regulado conforme as normativas do CNE e do CEE, propostas para o período de pandemia. Atividades Práticas e de laboratório serão reguladas conforme as normativas do CNE e do CEE, propostas para o período de pandemia.

A organização e o acompanhamento da flexibilização do currículo para integralização do ano letivo será de responsabilidade do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE), junto aos Departamentos e Centros e comporá um Plano Especial de Matriz Curricular, que deverá ser aprovado pelo Colegiado de Curso e Conselho de Centro, e divulgado aos estudantes e docentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade