Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

UEL atualiza Plano de Contingência e reforça medidas contra o Coronavírus

Redação Bonde com Agência UEL
23 mar 2021 às 16:59
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Grupo de Trabalho Coronavírus (Covid-19) UEL apresentou neste início de semana a segunda versão do Plano de Contingência, Normas, Protocolos e Orientações de Segurança Sanitária que reúne a conduta e todos os passos a serem seguidos pela comunidade universitária, neste momento de superlotação de unidades hospitalares provocado pelo alto nível de contágio. A nova versão traz informações sobre resoluções e Atos Executivos do Governo Estadual e da Reitoria e reforça procedimentos de vigilância como forma de proteção da saúde de estudantes, agentes universitários e professores. A primeira versão foi divulgada em outubro de 2020.


Segundo o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, que preside o grupo de especialistas, a nova versão apresenta texto atualizado e demonstra procedimentos importantes que foram tomados pelo governo e pela Universidade. Para se ter uma dimensão, em 2020, seis servidores da UEL e do HU/UEL (Hospital Universitário) morreram em consequência da Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Se fosse uma única morte já seria terrível, mas sem dúvida adotamos as providências necessárias divulgando extensamente nosso plano de contingência, realizando treinamentos e nos mantivemos vigilantes”, define o vice-reitor, acrescentando que os profissionais do HU/UEL mantém um protocolo ainda mais rígido de enfrentamento à doença, até pela unidade ser considerada referência regional no atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


O documento atualizado mantém o protocolo de cuidado individual e recomendações para cuidar dos ambientes de trabalho e de estudo. Também recomenda o uso e a troca de máscaras, utilização de álcool 70% para reforço da higienização das mãos e de mobiliários e de superfícies do ambiente de trabalho e de estudo.

Publicidade


O documento reforça também a necessidade de a comunidade universitária ficar atenta e apoiar o Serviço de Vigilância Covid-19 na identificação e acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados do Coronavírus. O objetivo é intervir precocemente para evitar a disseminação da doença. Dessa forma, é fundamental que todos mantenham o hábito de identificar possíveis casos e notificá-los, via Portal do Servidor, no link que direciona ao formulário específico. O trabalho pode ser feito ainda por meio de Aplicativo de celular, já disponibilizado à toda a comunidade. Diante dessas informações a equipe da vigilância manterá contato e realizará o acompanhamento de todos os casos.


Outras experiências – Ainda de acordo com o vice-reitor, todas as Iees (Instituições Estaduais de Ensino Superior) estão sendo provocadas a demonstrar as providências que estão tomando internamente para controlar o Coronavírus. Todas as Instituições contam com o assessoramento de um grupo de especialistas, nos mesmos moldes que a UEL conta com o Grupo de Trabalho Covid-19. "Cada universidade elaborou o seu plano de contingência, que deverá ser divulgado em bloco posteriormente”.


Segundo Sabbatini, houve um compartilhamento de informações entre todas as Iees com o objetivo de melhorar as providências adotadas individualmente. Ele reforça que este trabalho individual considera as diferentes realidades de cada Universidade, já que algumas são multicampi e outras não contam com Hospital Universitário, por exemplo.

Acesse AQUI a versão atualizada do Plano de Contingência e de Orientações contra o Coronavírus da UEL.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade