Pesquisar

Canais

Serviços

- Agência UEL
Primeira do Paraná

UEL é a 5ª melhor universidade brasileira no ranking Times Higher Education Impact 2021

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 abr 2021 às 10:55
Continua depois da publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi a Instituição Pública Estadual paranaense mais bem colocada no último levantamento The Times Higher Education Impact Ranking 2021, divulgado esta semana, e que avalia as universidades em relação ao cumprimento dos 17 Objetivos de ODS (Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Nações Unidas). De acordo com o ranking, a UEL foi a primeira colocada entre as Universidades Públicas estaduais paranaenses, 5ª na colocação nacional, permanecendo ao lado de instituições de renome como USP, UFES, UFABC e UFPR, que ficaram entre as brasileiras melhores avaliadas. No cômputo geral, considerando 1.115 Universidades em todo o mundo, a UEL foi classificada entre as posições 201 e 300.

Continua depois da publicidade


Segundo a diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento), Elisa Emi Tanaka Carloto, esse levantamento do Times Higher Education considerou indicadores para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Ela ressalta que este é o único ranking que analisa as Instituições de Ensino Superior e o trabalho desenvolvido em relação ao desempenho global relativo aos ODS das Nações Unidas.

Continua depois da publicidade


De acordo com a diretora, mais do que estar numericamente bem avaliada, o levantamento demonstrou que a UEL tem obtido bons resultados no desenvolvimento de ações fundamentais, relacionadas à missão de uma instituição de ensino de promover desenvolvimento e incentivar atitudes relacionadas à promoção de cidadania e justiça, e no incentivo de atividades com sustentabilidade.


"Considerando todos os objetivos elencados pela ONU, em seis dos itens conseguimos nos colocar entre as 100 melhores instituições mais bem posicionadas mundialmente”, destaca a professora, afirmando que o cumprimento destes objetivos trazem impactos positivos em Londrina e região pela relação direta que a Universidade mantem com a sociedade.

Continua depois da publicidade


Destaques

A diretora informa que em três dos itens, a UEL conseguiu se manter em excelente colocação mundialmente. Educação de Qualidade (32º lugar), Energia Acessível e Limpa (33º) e Paz, Justiça e Instituições Fortes (82º). Em outros ODS a classificação também foi de destaque como Ações contra a Pobreza (classificação em 37° lugar), Fome Zero (85°) e Igualdade de Gênero (94°).


Continue lendo