Em 2019, a UEL terá cinco novas turmas de Doutorado, alimentando um círculo virtuoso de produção científica de qualidade, aumento de projetos de pesquisa e recursos de fomento, e crescimento institucional. Foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cinco novos Doutorados: Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL (Centro de Tecnologia e Urbanismo); Ciência da Informação (Centro de Educação, Comunicação e Artes); Filosofia (Centro de Letras e Ciências Humanas); Fisiopatologia Clínica e Laboratorial (Centro de Ciências da Saúde) e Sociologia (Centro de Letras e Ciências Humanas).
Considerando o número atual de Doutorados na instituição (25), o aumento é de 20%. E vale ressaltar que a maioria dos Mestrados respectivos são relativamente novos: o do CCS é de 2016 e outros três são de 2012. No caso do novo Doutorado em Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL, o curso será o primeiro do Paraná e o terceiro do Sul do Brasi na modalidade.
Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Amauri Alfieri, os novos Doutorados refletem a qualidade dos respectivos Mestrados e demonstram o peso das pós-graduações na instituição, pois para um Doutorado ser autorizado pela Capes, o Mestrado deve alcançar nota 4 na avaliação quadrienal, o que os cinco fizeram nas avaliações de 2017. Além disso, afirma Amauri, a Pós-graduação contribui muito para as boas posições da UEL nos rankings nacionais e internacionais. "Assim a UEL cresce e se destaca, na chamada verticalização do ensino", declara o pró-reitor.
Leia mais:
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Paraná inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
O professor Amauri lembra que as avaliações da Capes são rígidas e os Programas têm sua responsabilidade aumentada quando abrem um Doutorado. Se a avaliação cai para nota 3, por exemplo, o Programa perde o Doutorado. Três notas 3 seguidas custam o próprio Mestrado.