14/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Calendário acadêmico

UEL propõe retomada de atividades de forma não presencial para fim de junho

A Câmara de Graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou e vai encaminhar para votação por parte do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) uma Minuta de Resolução propondo a retomada do Calendário Acadêmico da Graduação para o próximo dia 29 de junho. A retomada das atividades se dará de forma não presencial, a partir de um plano de oferta dos componentes curriculares utilizando meios e tecnologias digitais ou de outra forma que não exija que professores e estudantes estejam no mesmo espaço físico.

COM/UEL
COM/<a href='/tags/uel/' rel='noreferrer' target='_blank'>UEL</a>


Pela proposta apresentada, a organização e o acompanhamento da flexibilização do currículo será de responsabilidade do Colegiado, dos Departamentos e Centros de Estudos e irá compor um Plano Especial de Matriz Curricular que deverá ser aprovado pelo Colegiado de Curso e Conselho de Centro, e divulgado aos estudantes e docentes. Serão realizadas adequações aos programas das disciplinas. O calendário sinaliza que as duas primeiras semanas serão de preparação e acolhida dos estudantes para serem utilizadas a critério dos colegiados de cursos. A proposta segue agora para análise e aprovação por parte do Cepe, que deve se reunir nas próximas semanas.

As atividades não presenciais serão desenvolvidas em uma primeira fase até que as condições sanitárias permitam a retomada de atividades presenciais. Se a proposta for aprovada, o ano letivo de 2020 será finalizado em 28 de junho de 2021, com previsão de extensão dos dias letivos para 276 e não somente 200 como ocorre com os calendários normais. Para a Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, o aumento de dias letivos possibilitará que os Centros de Estudos, Departamentos e Colegiados de curso organizem cronograma considerando as necessidades dos estudantes e professores, com foco na excelência pedagógica, tendo como princípios a qualidade do ensino, a inclusão dos estudantes e as questões sanitárias.

Nas últimas semanas os membros da Câmara de Graduação realizaram várias reuniões virtuais para discutir as possibilidades de retomada das atividades, considerando as condições impostas pela pandemia e o impacto esperado para os próximos meses. A discussão teve início ainda em maio, em reunião conjunta, do Conselho de Administração e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão que formalizaram três comissões para analisar as possibilidades de retomada do calendário. Os grupos de trabalhos analisaram as questões relacionadas à saúde, o trabalho administrativo e as especificidades acadêmicas.

De acordo com o reitor da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho, a proposta apresentada pela Câmara de Graduação representa o esforço da Universidade Estadual de Londrina e de sua comunidade para envolver todos os estudantes de graduação no processo formativo. "Nós precisamos analisar com essa juventude o momento que vivemos, e encontrar respostas para os problemas atuais. Uma universidade pulsante e viva pode encontrar as respostas necessárias. Precisamos discutir criticamente o momento e os desafios que essa geração tem para enfrentar", afirmou o reitor.

VEJA O RESUMO DO CALENDÁRIO PROPOSTO AQUI
Redação Bonde com Agência UEL
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Boletim da prefeitura
Londrina atinge 540 casos confirmados de coronavírus; 342 curados
Confira os horários
Comércio de Londrina atenderá em horário diferenciado nos próximos dias
Entenda
Londrina: protestos marcados para domingo movimentam redes sociais
Continue lendo
Educação básica
Provas do Pisa de 2021 e 2024 são adiadas por causa da pandemia de Covid-19
14 JUL 2020 às 15h11
Confira!
Resultado do Sisu do segundo semestre já está disponível no site
14 JUL 2020 às 11h28
Opinião de especialista
Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia
14 JUL 2020 às 10h21
Ainda cabe recurso
USP afasta aluno acusado de fraudar sistema de cotas
14 JUL 2020 às 09h41
Inscrições abertas
Prêmio selecionará projeto de professores contra Covid-19
13 JUL 2020 às 12h00
Ensino superior
MEC diz que resultado do Sisu será divulgado nesta terça-feira
13 JUL 2020 às 10h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados