A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulga nesta semana o
, que traz aborda a participação da universidade no desenvolvimento do município ao longo de 55 anos, com destaque para as áreas de saúde, cultura, prestação de serviços, preservação da história e do patrimônio.O material relaciona a história da cidade e da UEL, desde a implantação do Hospital Universitário, em 1971, e a influência dos profissionais e professores para a descentralização dos serviços de saúde, antes mesmo da criação do SUS (Sistema Único de Saúde).
Na área da educação, a UEL formou mais de 90 mil profissionais qualificados, que impactaram diretamente a sociedade. "Com uma estrutura abrangente, oferecendo cursos de graduação e de pós-graduação, a Universidade atende às demandas regionais e exporta inovação, colocando Londrina como um dos principais centros educacionais do Brasil", afirma um texto do informativo assinado pela reitora Marta Favaro.
Leia mais:
Tabagismo contribui indiretamente para doença renal crônica, aponta estudo
Cientistas descobrem proteína ligada ao colesterol ruim com inteligência artificial
Antiparasitários podem ser usados em fase crônica da doença de Chagas, diz estudo
Especializações lato sensu estão com as inscrições abertas na UEL
Além da formação acadêmica e da pesquisa, a UEL oferece serviços à comunidade por meio de projetos de extensão e iniciativas como o EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos). Estes serviços aproximam a universidade da população, proporcionando assistência, atendimento psicológico e apoio em áreas sociais.
A contribuição estende-se também à cultura, fomentando atividades artísticas que fortalecem a identidade de Londrina. Com eventos e projetos culturais, a universidade não apenas valoriza a história e as tradições, mas também projeta Londrina como um polo inovador. No coração da cidade estão dois símbolos: o Museu Histórico e o Cine Teatro Ouro Verde. O primeiro guarda a memória e segundo é palco de festivais e da Orquestra Sinfônica.
Com 30 páginas, “UEL nos 90 anos de Londrina” traz ainda imagens históricas dos princípios do Ensino Superior e os cursos que originaram a universidade. Relaciona algumas das dezenas de homenagens concedidas à UEL, seus serviços e órgãos suplementares e o trabalho desenvolvido por professores e estudantes nas áreas cultural, gestão e conservação do patrimônio histórico.
Leia também: