Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta terça-feira

UEL tem eleição direta e eletrônica para escolha da nova reitoria

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 abr 2022 às 11:50
- Jaelson Lucas/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A comunidade universitária vai às urnas nesta terça-feira (12) para eleger o novo reitor e vice-reitor da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para a gestão 2022/2026. Pela primeira vez o pleito será realizado de forma eletrônica, das 8 às 22 horas, via sistema SAELE, software público, que deverá facilitar a participação dos membros da comunidade com economia e agilidade, possibilitando a divulgação do resultado de forma célere e confiável. O segundo turno está agendado para 27 de abril.


Conforme a Resolução que estabelece Regimento Eleitoral, aprovado em dezembro passado, a eleição direta para escolha dos novos dirigentes da UEL é a primeira etapa para composição da lista tríplice que será elaborada pelo Conselho Universitário para ser enviada ao Governador, para a nomeação do Reitor e Vice-reitor. Os novos dirigentes tomam posse em 10 de junho próximo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Regimento Eleitoral, podem participar da votação professores e agentes universitários em pleno exercício das funções ou em licença com vencimentos, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados. Nesta eleição o Regimento também considerou eleitores, no seu artigo 3º, parágrafo 1º, os docentes e agentes com contrato de trabalho por prazo determinado.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Ao todo mais de 21.494 mil eleitores poderão participar do pleito, sendo que a votação não é obrigatória. O colégio eleitoral da UEL é formado por 17.336 estudantes de graduação e de pós-graduação. Ao todo são 1615 professores efetivos e temporários e 2.543 agentes universitários (efetivos e temporários) aptos a votar. A votação será realizada de acordo com o voto paritário proporcional, com o mesmo peso para cada uma das três categorias de eleitores.


Para votar os eleitores devem acessar a página do SAELE, selecionar a categoria à qual pertencem e clicar em “votar”. Em seguida, devem fazer loginn com número de matrícula ou chapa funcional. Uma tela será aberta onde o eleitor poderá conferir os números das chapas. Depois de checar o candidato escolhido e digitar o número correspondente à chapa, o eleitor deve confirmar o voto. Há também a possibilidade de votar em “Branco” ou “Nulo”, digitando as letras “B” ou “N” na tela de votação.


A Comissão Eleitoral e a ATI (Assessoria de Tecnologia da Informação) disponibilizaram um tutorial para que a comunidade universitária se familiarize com o sistema de votação online – Acesse AQUI o tutorial.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade