Pesquisar

Canais

Serviços

Inscrições a partir de 25 de agosto

UEL vai aplicar provas da primeira fase do Vestibular 2023 em cinco cidades do Paraná

- Reprodução/UEL
Agência UEL
30 jun 2022 às 19:00
Publicidade
Publicidade

Nesta edição, além de Londrina, as provas serão aplicadas nas cidades de Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama

Publicidade


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL aprovou nesta quinta-feira (30) a resolução do Vestibular 2023, que reúne as especificações sobre todo o processo seletivo. A novidade trazida no documento é a descentralização da primeira fase do Vestibular, marcada para dia 5 de março de 2023. Nesta edição, além de Londrina, as provas serão aplicadas nas cidades de Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. 

Publicidade


A resolução define que as provas da segunda fase, entre os dias 2 a 4 de abril do próximo ano, e a prova de Habilidades Específicas do curso de Música, aplicada ainda este ano, no dia 4 de dezembro, serão realizadas exclusivamente em Londrina. 


De acordo com Sandra Regina Garcia, responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), o objetivo é possibilitar que candidatos de todas as regiões do Paraná e de outros estados participem do Vestibular da UEL. Ela lembra que a descentralização se iniciou no Vestibular 2020, mas foi suspensa nas edições seguintes devido à pandemia da Covid-19. “Foi uma experiência importante realizar em Curitiba e Cascavel e agora queremos ampliar”, disse. 

Publicidade


A reitora da UEL, Marta Favaro, destacou a relevância da ação. “Nós temos o compromisso institucional de levar e divulgar os nossos cursos para toda a comunidade”. 

Publicidade


Outro ponto definido na resolução é a quantidade de vagas ofertadas pela UEL nas diferentes formas de ingresso. Das 3.100 vagas, 2.541 vagas serão pelo Vestibular e outras 559 pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O documento estará disponível nos próximos dias no site da Cops. As informações também serão publicadas no Manual do Candidato do Vestibular UEL 2023. 

Publicidade


Inscrições


As inscrições do Vestibular 2023 poderão ser efetuadas de 25 de agosto a 10 de outubro, no site da Cops. O preço público de inscrição é R$ 167,00, conforme definição do Conselho de Administração (CA) em abril deste ano.

Publicidade


Os candidatos podem solicitar a isenção ou desconto de 30% ou 50% na taxa de inscrição. Os pedidos pelo Número de Identificação Social (NIS) já foram encerrados, mas há ainda uma segunda modalidade. De 11 a 15 de julho, é o prazo de solicitação por análise socioeconômica do Serviço de Bem Estar à Comunidade (Sebec). Os estudantes deverão preencher o formulário e enviar os documentos exigidos no site da Cops. 


Provas

Publicidade


Também em março deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o retorno do Vestibular em duas fases. A 1ª fase será realizada no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). 


A 2ª fase terá três dias: no dia 2 de abril, serão aplicadas as questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já o dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos e o dia 4, para a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.


De acordo com a resolução aprovada pelo Cepe, a primeira chamada dos aprovados será divulgada em 4 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade