O ano letivo 2019 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) começa no próximo dia 25 de fevereiro para cerca de 13 mil estudantes de 51 cursos de graduação. A retomada das atividades acadêmicas será marcada pela realização da Semana de Recepção aos Ingressantes 2019, planejada pelos Colegiados dos cursos de graduação, em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), com o objetivo de recepcionar os novos alunos dos cursos de graduação.
Com o início das aulas em nove Centros de Estudos - CCB, CTU, CCE, CCA, CCH, CESA, CCS, CESA e CECA - localizados dentro e fora do Campus Universitário, a comunidade universitária, formada por mais de 22 mil pessoas, entre alunos, servidores e professores, volta ao ritmo acelerado da vida acadêmica. Sem dúvida, a expectativa de retorno é maior entre os mais de três mil novos alunos aprovados no Vestibular 2019 e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), modalidade de ingresso adotada pelo quarto ano consecutivo em cursos de graduação da Universidade.
Uma extensa grade de atividades pedagógicas, solidárias e recreativas foi minuciosamente planejada para a recepção dos ingressantes, sempre com foco no combate ao trote violento e o reforço no incentivo à adoção de ações solidárias. A programação especial de volta às aulas de cada um dos cursos está disponível na página da Prograd - Recepção aos Ingressantes. Outro destaque é Campanha pela Não Violência na Recepção dos Ingressantes 2019.
Com o intuito de coibir ações constrangedoras, discriminatórias ou violentas, a Universidade investe numa programação de recepção aos ingressantes pautada no respeito e valorização de ações solidárias. A pró-reitora de Graduação, professora Marta Gimenez Favaro, afirma que a UEL é espaço de formação e trabalho coletivo, pautado pelo respeito e responsabilidade profissional. "Os ingressantes devem viver a UEL com essa perspectiva", diz. Ela lembra que é imprescindível o respeito pelo outro, além da liberdade do outro em participar, ou não, da programação proposta pelos veteranos ou Colegiados dos cursos.
Leia mais:
Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
UEL, UEM, UEPG e Unioeste sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
Para Marta Favaro, a recepção deve ser digna, sem ações ou atitudes violentas ou desrespeitosas. Ela ainda orienta os ingressantes a denunciar formalmente qualquer ato violento, ou constrangedor, por parte dos veteranos. "Não se acanhe em denunciar juntos aos canais da Prograd, Ouvidoria, secretarias dos Centros de Estudos e Colegiados".
"Toda denúncia comprovada tem sérias consequências, com instauração de processo disciplinar, que pode resultar em punições duras, levando até a exclusão dos responsáveis", reforça a pró-reitora. Segundo ela, as instâncias da Universidade estão atentas, pois não serão aceitas ações violentas ou intimidatórias, dentro ou fora do Campus Universitário.
Confira também mais detalhes sobre - Campanha pela Não Violência na Recepção dos Ingressantes 2019 . São informações úteis aos ingressantes e também para os veteranos.
Portanto, denúncias de trotes violentos devem ser encaminhadas diretamente aos seguintes canais: Disque-Trote/Prograd - 3371 4353 ou 3371 4363 (e-mail: [email protected]), Ouvidoria da UEL - telefone 3371 58 50, Prefeitura do Campus - 0800-400-44-74. Outra opção é a denúncia junto aos Colegiados dos cursos de graduação. Consulte AQUI, demais canais de denúncias de trote violento.
Por outro lado, a pró-reitora destaca o importante movimento por parte da maioria dos estudantes em incentivar a recepção solidária, voltada a ações, atividades e intervenções diferenciadas, de cunho social. Diante disso, também para marcar o início do ano letivo 2019, além da programação de recepção aos ingressantes, a equipe da Prograd lança o Prêmio Boas Práticas, cujo objetivo é incentivar a recepção cidadã, combatendo o trote desrespeitoso e violento. As inscrições do prêmio vão até 15 de março, também na página da Prograd - Prêmio Boas Práticas/2019.
De acordo com informações da Prograd, o prêmio é o reconhecimento de atividades realizadas na comunidade pelos estudantes ingressantes e veteranos no início dos anos letivos. Os participantes serão agraciados com certificados de participação em cerimônia a ser realizada em data e local, que serão posteriormente divulgados. Também terão as ações solidárias publicadas no site do Programa de Recepção aos Ingressantes.
Os cursos interessados em participar deverão realizar uma única inscrição, preenchendo o formulário eletrônico, além do envio de material adicional, como fotos, vídeos, relatos, dados estatísticos, depoimentos da comunidade, links de sites, para o e-mail [email protected].
Guia Acadêmico - E no sentido de reforçar a recepção aos ingressantes, a Prograd disponibilizou o Guia Acadêmico, que traz informações úteis sobre a Universidade, como serviços de apoio ofertados, recursos acadêmicos, calendário acadêmico, projetos pedagógicos e processos da vida acadêmica. Veja - Guia Acadêmico.
Em meio aos demais preparativos para o início do ano letivo, servidores da Prefeitura do Campus (PCU) reforçam a limpeza e manutenção de salas de aula, laboratórios, áreas internas e externa, promovendo também melhorias no paisagismo, principais vias de acesso, calçamento e edificações em todo o Campus da UEL. O trabalho teve início em janeiro e prossegue ao longo do ano.