Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Volta às aulas

UEL volta na segunda e disponibiliza disque-trote

Agência UEL
20 fev 2019 às 15:16
- Divulgação/UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O ano letivo 2019 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) começa no próximo dia 25 de fevereiro para cerca de 13 mil estudantes de 51 cursos de graduação. A retomada das atividades acadêmicas será marcada pela realização da Semana de Recepção aos Ingressantes 2019, planejada pelos Colegiados dos cursos de graduação, em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), com o objetivo de recepcionar os novos alunos dos cursos de graduação.

Com o início das aulas em nove Centros de Estudos - CCB, CTU, CCE, CCA, CCH, CESA, CCS, CESA e CECA - localizados dentro e fora do Campus Universitário, a comunidade universitária, formada por mais de 22 mil pessoas, entre alunos, servidores e professores, volta ao ritmo acelerado da vida acadêmica. Sem dúvida, a expectativa de retorno é maior entre os mais de três mil novos alunos aprovados no Vestibular 2019 e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), modalidade de ingresso adotada pelo quarto ano consecutivo em cursos de graduação da Universidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma extensa grade de atividades pedagógicas, solidárias e recreativas foi minuciosamente planejada para a recepção dos ingressantes, sempre com foco no combate ao trote violento e o reforço no incentivo à adoção de ações solidárias. A programação especial de volta às aulas de cada um dos cursos está disponível na página da Prograd - Recepção aos Ingressantes. Outro destaque é Campanha pela Não Violência na Recepção dos Ingressantes 2019.
 
Com o intuito de coibir ações constrangedoras, discriminatórias ou violentas, a Universidade investe numa programação de recepção aos ingressantes pautada no respeito e valorização de ações solidárias. A pró-reitora de Graduação, professora Marta Gimenez Favaro, afirma que a UEL é espaço de formação e trabalho coletivo, pautado pelo respeito e responsabilidade profissional. "Os ingressantes devem viver a UEL com essa perspectiva", diz. Ela lembra que é imprescindível o respeito pelo outro, além da liberdade do outro em participar, ou não, da programação proposta pelos veteranos ou Colegiados dos cursos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Para Marta Favaro, a recepção deve ser digna, sem ações ou atitudes violentas ou desrespeitosas. Ela ainda orienta os ingressantes a denunciar formalmente qualquer ato violento, ou constrangedor, por parte dos veteranos. "Não se acanhe em denunciar juntos aos canais da Prograd, Ouvidoria, secretarias dos Centros de Estudos e Colegiados".

Publicidade


"Toda denúncia comprovada tem sérias consequências, com instauração de processo disciplinar, que pode resultar em punições duras, levando até a exclusão dos responsáveis", reforça a pró-reitora. Segundo ela, as instâncias da Universidade estão atentas, pois não serão aceitas ações violentas ou intimidatórias, dentro ou fora do Campus Universitário.


Confira também mais detalhes sobre - Campanha pela Não Violência na Recepção dos Ingressantes 2019 . São informações úteis aos ingressantes e também para os veteranos.

Publicidade


Portanto, denúncias de trotes violentos devem ser encaminhadas diretamente aos seguintes canais: Disque-Trote/Prograd - 3371 4353 ou 3371 4363 (e-mail: [email protected]), Ouvidoria da UEL - telefone 3371 58 50, Prefeitura do Campus - 0800-400-44-74. Outra opção é a denúncia junto aos Colegiados dos cursos de graduação. Consulte AQUI, demais canais de denúncias de trote violento.


Por outro lado, a pró-reitora destaca o importante movimento por parte da maioria dos estudantes em incentivar a recepção solidária, voltada a ações, atividades e intervenções diferenciadas, de cunho social. Diante disso, também para marcar o início do ano letivo 2019, além da programação de recepção aos ingressantes, a equipe da Prograd lança o Prêmio Boas Práticas, cujo objetivo é incentivar a recepção cidadã, combatendo o trote desrespeitoso e violento. As inscrições do prêmio vão até 15 de março, também na página da Prograd - Prêmio Boas Práticas/2019.

Publicidade


De acordo com informações da Prograd, o prêmio é o reconhecimento de atividades realizadas na comunidade pelos estudantes ingressantes e veteranos no início dos anos letivos. Os participantes serão agraciados com certificados de participação em cerimônia a ser realizada em data e local, que serão posteriormente divulgados. Também terão as ações solidárias publicadas no site do Programa de Recepção aos Ingressantes.


Os cursos interessados em participar deverão realizar uma única inscrição, preenchendo o formulário eletrônico, além do envio de material adicional, como fotos, vídeos, relatos, dados estatísticos, depoimentos da comunidade, links de sites, para o e-mail [email protected].


Guia Acadêmico - E no sentido de reforçar a recepção aos ingressantes, a Prograd disponibilizou o Guia Acadêmico, que traz informações úteis sobre a Universidade, como serviços de apoio ofertados, recursos acadêmicos, calendário acadêmico, projetos pedagógicos e processos da vida acadêmica. Veja - Guia Acadêmico.

Em meio aos demais preparativos para o início do ano letivo, servidores da Prefeitura do Campus (PCU) reforçam a limpeza e manutenção de salas de aula, laboratórios, áreas internas e externa, promovendo também melhorias no paisagismo, principais vias de acesso, calçamento e edificações em todo o Campus da UEL. O trabalho teve início em janeiro e prossegue ao longo do ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade