12/07/20
27º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Redução da contaminação

UEM desenvolve guia prático de uso e retirada de EPI’s aos profissionais da saúde

Com o objetivo de evitar e reduzir a contaminação pela Covid-19 dos profissionais que atuam na área da saúde no Lepac (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Análise Clínicas) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e no HU (Hospital Universitário Regional) de Maringá, mestrandos, bolsistas de iniciação científica e pesquisadores dos programas de pós-graduação em PGP (Engenharia de Produção) e em Pem (Engenharia Mecânica), desenvolveram e validaram um guia prático que descreve o passo a passo para usar e retirar os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual).

Divulgação
Divulgação


O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Edwin Cardoza, que conduziu esse estudo explica que o guia prático de fluxo de segurança no trabalho foi elaborado a partir de documentos disponibilizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a cartilha do Center for Disease Control and Prevention do Department of Health and Human Services USA e a cartilha do Confen (Conselho Federal de Enfermagem), posteriormente, validado e revisado por profissionais do LEPAC e HUM/UEM. Pesquisas realizadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e Cofen destacam que os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate são expostos constantemente ao Coronavírus (SARS-CoV-2) no ambiente de trabalho. E, um dos principais pontos de contaminação é o próprio EPI quando é usado, retirado ou descartado de forma inadequada.

Essa é a mesma preocupação relatada pelo Coordenador do Laboratório de Virologia Clínica do Lepac, Dennis Bertolini, e pela superintendente do HUM/UEM, Elisabete Kobayashi, durante visitas realizadas pelos pesquisadores dos programas.

"Para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho, os profissionais da saúde devem usar todos os EPI’s como máscara, avental ou capote, luvas de procedimento, óculos ou protetor facial, gorro ou toca e sapatilhas. E, a indicação é que esses EPI’s devem ser colocados e retirados seguindo uma sequência específica para quem trabalha em laboratórios clínicos ou em ambiente hospitalar” explica Bertolini.

A partir da iniciativa dos pesquisadores e alunos foi possível identificar também que existem outras demandas para construir recomendações de segurança ou estabelecer fluxos sobre as rotinas para profissionais da saúde que atuam em funções ou setores como, por exemplo, motorista, recepcionista, triagem e área administrativa.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
2,9 mil vagas
Vestibular da UEM ocorrerá em fevereiro de 2021
Evento de extensão
MUDI da Uem realiza primeira exposição virtual
Balanço das inscrições
Maioria dos candidatos do Enem 2020 é de escola pública
Continue lendo
Nesta sexta
Bolsonaro nomeia pastor Milton Ribeiro para comandar o MEC
10 JUL 2020 às 18h41
Orientações
O que os pais podem fazer para um bom fechamento do ano letivo dos filhos
10 JUL 2020 às 17h52
Faculdade particular
Vagas para o Prouni já podem ser consultadas; inscrições começam na 3ª
10 JUL 2020 às 17h18
Celpe-Bras
Inep divulga documento sobre proficiência em língua portuguesa
10 JUL 2020 às 15h22
Com certificado
Universidade oferece curso on-line para elaboração do Currículo Lattes e escrita científica
10 JUL 2020 às 14h58
Último dia!
Terminam nesta sexta inscrições para o Sisu
10 JUL 2020 às 11h47
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados