14/05/21
PUBLICIDADE

UEM desenvolve otimizador para motores a diesel



A LZ Energia, startup de egressos do Curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que desenvolveu um otimizador para motores a diesel, recebeu na manhã de hoje (11/12), a patente verde do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).


O dispositivo desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, objetiva a melhor eficiência energética, evitando o desperdício de recursos, além de reduzir, em ao menos 5%, os custos com combustível e em 50% a emissão de gases poluentes.

O programa de patente verde do INPI concede patente aos produtos que contribuem para as mudanças climáticas globais e tecnologias voltadas ao meio ambiente.

"É uma grande conquista relacionada à geração de energia limpa e acessível, o que nos alinha a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU”, comemora Igor Zanella, um dos sócios da LZ Energia.

O dispositivo, que é indicado para qualquer motor a diesel, como o de caminhões, ônibus e geradores, foi desenvolvido por três egressos do curso de Engenharia Química da UEM, quando ainda eram estudantes do 2º e 3º anos da graduação.

O trabalho de fabricação do produto teve início em 2016, durante uma greve de professores da Universidade. "Os primeiros protótipos foram produzidos em casa. Chegamos a mudar para uma residência maior, com edícula, onde foi montado o nosso laboratório”, explica Zanella.

"Empreender não é fácil, mas é importante. E encontramos essas instituições que dão suporte, apoiam, fomentam a inovação e incentivam o empreendedorismo”, enfatiza Zanella.

A entrega da patente verde foi feita na Incubadora Tecnológica de Maringá, que tem como missão proporcionar e estimular a geração de empreendimentos inovadores e sustentáveis de base tecnológica.

Criada na UEM, a Incubadora tem parcerias com instituições como o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Maringá, Maringá Tech, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Comercialização do dispositivo

Há quatro anos o dispositivo vem sendo estudado e adaptado pelos inventores Franco Leonardi, Nikolas Ferreira de Souza e Igor Zornitta Zanella. Recentemente recebeu melhorias por meio de alguns testes de validação, o que acarretou em um produto mais robusto e durável. "Além do custo acessível, a instalação é simples e rápida e o funcionamento é autônomo, sendo preciso apenas trocar o refil a cada 1500 horas de operação”, explica Zanella.

A empresa tem disponível 25 dispositivos com as novas características, os quais serão destinados para a prefeitura de Maringá (5 para testes em transportes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento), e 20 para uma empresa transportadora local.

Em 2021 os novos dispositivos ecológicos serão comercializados no mercado nacional.

Esse feito mostra a importância do incentivo à tecnologia e inovação. "A incubadora tem uma rede de parcerias e um grupo estratégico dando apoio, servindo como uma vitrine para mostrar os produtos que são desenvolvidos. Neste caso do dispositivo desenvolvido, nos mostra que o conhecimento por parte desses alunos também vira produto. Adquiriram toda uma aprendizagem fazendo o curso de graduação e a incubadora auxilia a transformação desse conhecimento em startups, em tecnologia e inovação para a sociedade” explica Marcelo Farid, assessor de inovação da UEM.

A patente garante à empresa uma maior visibilidade "pois tem um mercado, uma propriedade intelectual protegida que te ajuda a trabalhar com domínio de mercado”, completa Farid.
Notícias UEM
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ainda dá tempo!

Programa de Incentivo à Inovação encerra período de inscrição neste sábado (15)

13 MAI 2021 às 17h42
Em meio à pandemia!

Sem verba, UFRJ deve diminuir atendimentos e leitos em hospital no Rio

13 MAI 2021 às 17h20
Merenda na pandemia

Colégios estaduais do Paraná entregam produtos da agricultura familiar nesta sexta-feira (14)

13 MAI 2021 às 17h00
Até sexta para enviar recurso!

Prefeitura de Londrina divulga a lista preliminar de inscritos do 1º Concurso TCC em Ação

13 MAI 2021 às 16h52
Pandemia

UEL reforça protocolos e aplica provas do Vestibular 2021 em 75 locais de Londrina

13 MAI 2021 às 16h32
Confira!

Inep define cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2021

13 MAI 2021 às 16h04
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados