Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

UEM desenvolve otimizador para motores a diesel

Notícias UEM
11 dez 2020 às 11:11
- UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A LZ Energia, startup de egressos do Curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que desenvolveu um otimizador para motores a diesel, recebeu na manhã de hoje (11/12), a patente verde do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).


O dispositivo desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, objetiva a melhor eficiência energética, evitando o desperdício de recursos, além de reduzir, em ao menos 5%, os custos com combustível e em 50% a emissão de gases poluentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O programa de patente verde do INPI concede patente aos produtos que contribuem para as mudanças climáticas globais e tecnologias voltadas ao meio ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especial LED

Lázaro Ramos é escalado pela Globo para apresentar especial de educação na emissora

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


"É uma grande conquista relacionada à geração de energia limpa e acessível, o que nos alinha a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU”, comemora Igor Zanella, um dos sócios da LZ Energia.

Publicidade


O dispositivo, que é indicado para qualquer motor a diesel, como o de caminhões, ônibus e geradores, foi desenvolvido por três egressos do curso de Engenharia Química da UEM, quando ainda eram estudantes do 2º e 3º anos da graduação.


O trabalho de fabricação do produto teve início em 2016, durante uma greve de professores da Universidade. "Os primeiros protótipos foram produzidos em casa. Chegamos a mudar para uma residência maior, com edícula, onde foi montado o nosso laboratório”, explica Zanella.

Publicidade


"Empreender não é fácil, mas é importante. E encontramos essas instituições que dão suporte, apoiam, fomentam a inovação e incentivam o empreendedorismo”, enfatiza Zanella.


A entrega da patente verde foi feita na Incubadora Tecnológica de Maringá, que tem como missão proporcionar e estimular a geração de empreendimentos inovadores e sustentáveis de base tecnológica.

Publicidade


Criada na UEM, a Incubadora tem parcerias com instituições como o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal), Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Maringá, Maringá Tech, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).


Comercialização do dispositivo

Publicidade


Há quatro anos o dispositivo vem sendo estudado e adaptado pelos inventores Franco Leonardi, Nikolas Ferreira de Souza e Igor Zornitta Zanella. Recentemente recebeu melhorias por meio de alguns testes de validação, o que acarretou em um produto mais robusto e durável. "Além do custo acessível, a instalação é simples e rápida e o funcionamento é autônomo, sendo preciso apenas trocar o refil a cada 1500 horas de operação”, explica Zanella.


A empresa tem disponível 25 dispositivos com as novas características, os quais serão destinados para a prefeitura de Maringá (5 para testes em transportes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento), e 20 para uma empresa transportadora local.

Publicidade


Em 2021 os novos dispositivos ecológicos serão comercializados no mercado nacional.


Esse feito mostra a importância do incentivo à tecnologia e inovação. "A incubadora tem uma rede de parcerias e um grupo estratégico dando apoio, servindo como uma vitrine para mostrar os produtos que são desenvolvidos. Neste caso do dispositivo desenvolvido, nos mostra que o conhecimento por parte desses alunos também vira produto. Adquiriram toda uma aprendizagem fazendo o curso de graduação e a incubadora auxilia a transformação desse conhecimento em startups, em tecnologia e inovação para a sociedade” explica Marcelo Farid, assessor de inovação da UEM.

A patente garante à empresa uma maior visibilidade "pois tem um mercado, uma propriedade intelectual protegida que te ajuda a trabalhar com domínio de mercado”, completa Farid.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade