Notícias

UEM suspende calendário letivo da universidade

08 mai 2020 às 08:46

Em reunião realizada pela Internet, iniciada nesta quinta (7) pela manhã e que adentrou a noite, o CEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) decidiu, por o mundo vivenciar um "momento de exceção”, suspender as aulas presenciais (tecnicamente chamadas de "calendário letivo”, que é apenas um dos componentes do "calendário acadêmico”). Foi cogitado migrá-las temporariamente para as aulas remotas para graduação, mas esta proposta foi descartada.

Os conselheiros definiram que a universidade deverá propor atividades acadêmicas não obrigatórias a distância. Na sessão, que durou mais de dez horas, houve apreciação e discussão do Parecer 001/2020 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional do CEP, do relator Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior, bem como de dois pareceres de vista referentes ao primeiro documento, respectivamente dos conselheiros Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis Brasil e Luiz Fernando Lolli.


As aulas presenciais do 1º semestre de 2020, previstas para terem começado em 6 de abril, nem sequer haviam iniciado, devido ao isolamento social usado como enfrentamento à covid-19. Mesmo sem estar, até então, com realização de aulas presenciais, oficialmente o calendário letivo da UEM seguia em vigor, já que só poderia ser suspenso por deliberação em plenária do CEP, o que acaba de ocorrer. Quanto aos Programas de Pós-Graduação, por ora estes seguem com atividades remotas.


A reunião virtual, presidida pelo reitor Julio César Damasceno, chegou a atingir 164 participantes, a maioria conselheiros: 82 votaram a favor da suspensão; 47 foram contrários; e 1 se absteve. Desde abril, a UEM vinha consultando alunos e professores, de forma on-line, para saber se seria ou não viável a eles a promoção do ensino presencial remoto, que resumidamente se trata da oferta de aulas com uso de Internet e demais tecnologias para que os alunos assistam-nas em casa.


Outros assuntos


Nessa mesma reunião, os conselheiros do CEP também aprovaram o Relatório Institucional Consolidado Sobre os Grupos PET (Programas de Educação Tutorial) da UEM. Igualmente foi aprovado que bancas de defesa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) possam ocorrer totalmente por videoconferência – ou seja, com todos os membros on-line, separados geograficamente, tirando a obrigatoriedade de alguém estar presencialmente na universidade durante a pandemia.

As aulas dos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância da UEM seguem normalmente, conforme já noticiado. Quanto ao Vestibular de Inverno 2020, continuam suspensas as datas para inscrição e realização das provas.


Continue lendo