Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Unespar aplica testes de Covid-19 na comunidade universitária

Redação Bonde com AEN
07 abr 2021 às 15:05
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Unespar (Universidade Estadual do Paraná) aplicou nesta quarta-feira (7), de forma gratuita, RT-PCR (testes moleculares) na comunidade universitária para detecção do novo coronavírus em pessoas assintomáticas. O intuito é contribuir para projeções mais assertivas sobre a situação epidemiológica e auxiliar possíveis demandas para o Sistema Estadual de Saúde.


A ação abrangeu professores, agentes universitários, estudantes, estagiários e profissionais terceirizados dos dois campus de Curitiba e do campus de Paranaguá, no Litoral do Estado. Foram disponibilizados 220 testes, sendo 120 para a Capital.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a professora Noemi Nascimento Ansay, diretora do Campus II da Unespar, essa iniciativa se insere nas medidas institucionais de cunho administrativo, adotadas durante a pandemia. "Além de a testagem ser uma recomendação das autoridades sanitárias, representa uma importante ação para conter a disseminação do vírus, juntamente com o isolamento”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia

Imagem de destaque
Homenagem a Tieta

Pesquisadoras batizam de Tietasaura ossada encontrada na Bahia no século 19


Dados apontam que cerca de 80% da população infectada pelo novo coronavírus não apresentam sintomas. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quem testa positivo para o SARS-CoV-2 (novo coronavírus), ainda que não desenvolva sintomas da Covid-19, é capaz de transmitir para outros indivíduos.

Publicidade


"A identificação de assintomáticos permite o monitoramento dessas pessoas, assim como de quem manteve contato próximo, e iniciar o tratamento em caso de evolução da doença, reduzindo o potencial de transmissão comunitária”, explicou Marcos Aurelio Pelegrina, assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.


Os exames do tipo RT-PCR são considerados padrão de referência para detecção do Sars-CoV-2. As amostras genéticas foram coletadas por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz). Os resultados serão enviados por e-mail.

Estudo - Por meio de uma parceria, essa testagem integra um estudo científico empreendido pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade e o Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética, ambos vinculados ao Setor de Ciências Biológicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A expectativa é estender a aplicação dos testes para os outros campi da Unespar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade