Nesta segunda-feira (19), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passou a contar com mais um curso de graduação. Foi autorizado, em decreto estadual, o Bacharelado em Museologia no campus Curitiba I/Embap. A implementação do curso, que será o primeiro do Paraná, tem como objetivo preencher a lacuna de profissionais da área no Brasil, principalmente no estado.
"Isso é uma demanda reprimida de muitos anos, só no Paraná tem mais de 300 museus e todo museu por lei tem que ter um museólogo", explica o diretor do campus, Marco Aurélio Koentopp. Segundo levantamento realizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), no Paraná existem 329 espaços museológicos. No Brasil, o número estimado é de aproximadamente 3.500 museus. Em contrapartida, de acordo com o Conselho Federal de Museologia (Cofem), no país há atualmente apenas 13 cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação - nenhum deles no Paraná.
Ofertando 40 vagas anuais no período matutino, o bacharelado terá a duração de três anos, podendo ser concluído em até seis anos, e deverá funcionar de forma integrada e interdisciplinar com outros cursos desenvolvidos no campus. O curso terá regime de matrícula semestral. Conforme informa Koentopp, a instituição avalia a possibilidade da realização de um vestibular especial, em conjunto com o Bacharelado em Engenharia de Produção, recém autorizado para o campus de Paranaguá, para o ingresso já no primeiro semestre de 2019.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Novos cursos e programas
Este é o terceiro curso de graduação da Unespar aprovado em 2018. No dia 8 de junho foi criado, em decreto estadual, o Bacharelado em Direito no campus de Paranavaí e, no dia 8 de novembro, o Bacharelado em Engenharia de Produção no campus de Paranaguá.
Além das graduações, a Unespar obteve recentemente a autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para implementação de seis novos programas de Mestrado. Com isso, a Unespar passa de quatro para dez programas de Mestrado, número conquistado em apenas cinco anos de credenciamento enquanto universidade.