Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novas inscrições em agosto!

Universidade lança clube de leitura dedicado à literatura árabe

Redação Bonde com Folhapress/Diogo Bercito
21 jun 2021 às 15:53
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UFS (Universidade Federal de Sergipe) estreia em julho um clube de leitura dedicado à literatura árabe - se não o único, ao menos um dos poucos do tipo no Brasil. O projeto faz parte do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos, inaugurado no fim de 2019. O clube vai se reunir uma vez por mês na internet para conversar sobre a obra escolhida. A participação é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição previamente.


Segundo a Agência de Notícias Brasil - Árabe, o ciclo de violência recente em Jerusalém e na faixa de Gaza foi um dos catalisadores do projeto. "Sentimos a necessidade de falar de formas diversas sobre o que acontece no Oriente Médio, fugir da efemeridade superficial com que os grandes meios de comunicação abordam a Palestina e os países árabes", disse à agência Marianne Gennari, uma das criadoras do clube.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No primeiro encontro, o grupo vai discutir a coletânea de contos "Beirute Noir", da libanesa Iman Humaydan. Os participantes terão desconto na compra do livro, graças a uma parceria entre o clube de leitura e a editora Tabla. Já para a segunda reunião a obra escolhida é "O Sussurro das Estrelas", do egípcio Naguib Mahfouz, publicado no Brasil pela editora Carambaia. Mahfouz é o único autor de língua árabe a ter recebido um Nobel de Literatura. No futuro, o clube vai também conversar sobre a literatura que foi escrita por árabes na diáspora.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


O clube de leitura da universidade sergipana coincide com um excelente momento para a literatura árabe no Brasil. Como recentemente expliquei na revista Quatro Cinco Um, nunca se traduziu tanto do árabe para o português. Isso é em parte resultado do surgimento de um grupo de tradutores na USP capitaneados pela professora Safa Jubran, além de uma editora especializada, a Tabla.

No Instagram, o clube informou que as inscrições para esta primeira etapa já estão encerradas, mas uma nova rodada de inscrições gratuitas será aberta em agosto. Acompanhe no Instagram do clube para garantir sua participação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade