Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ensino paranaense

Universidades aumentam em 50% cursos de mestrado e doutorado

AEN-PR
28 dez 2017 às 12:56

Compartilhar notícia

- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As sete universidades estaduais do Paraná criaram 113 cursos de mestrado acadêmico, profissional e doutorado entre 2010 a 2017, ou seja, registraram um aumento de 57% de novas áreas de conhecimento do ensino superior paranaense. Além disso, as instituições também avançaram na oferta de cursos de especializações, somando 143 neste ano. No total, são mais de 400 cursos de pós-graduação disponibilizados pelas universidades estaduais do Paraná.

Só no último triênio (2015, 2016 e 2017) foram 55 novos cursos, sendo 17 mestrados acadêmicos, 14 mestrados profissionais e 24 doutorados. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram as instituições que mais criaram cursos nesse período de 8 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A UEM passou de 30 mestrados em 2010 para 52 em 2017. No doutorado, foram oito novas possibilidades de formação em áreas como Biotecnologia Ambiental, História, Psicologia Integrada, Letras, Educação, entre outras. A universidade é a que mais oferta de cursos de pós-graduação entre as estaduais do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 23h59

Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda

Imagem de destaque
177 escolas de 98 municípios

Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola

Imagem de destaque
Igualdade de acesso

Paraná inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo


Já a Unioeste, terceira instituição com mais cursos de pós-graduação, dobrou a quantidade ofertada de mestrados, de 17 para 36, e criou 10 cursos novos de doutorado.

Publicidade


Mais oferta


A Universidade Estadual de Londrina (UEL), a que mais oferta especializações entre as estaduais (51 áreas diferentes), também obteve um crescimento significativo na pós-graduação. Foram 8 novos mestrados e 10 doutorados entre 2010 e 2017. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou em 2017 na UEL, o mestrado em Psicologia, Ciências Farmacêuticas e o doutorado em Enfermagem.


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) acompanharam o crescimento das outras universidades e mantiveram a porcentagem de criação de cursos. Na UEPG, os mestrados foram de 15 para 25 cursos e, os doutorados, aumentaram de 4 para 10.

Mesmo nas universidades mais jovens do Paraná, Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a pós-graduação mostrou avanços importantes. As universidades somaram a criação de 7 mestrados e do doutorado em Direito na UENP.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo