19/10/20
PUBLICIDADE
Ensino superior

Universidades estaduais estão entre as melhores da América Latina

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) aparecem entre as melhores da América Latina segundo o Times Higher Education (THE) - LatinAmerica 2020, divulgado nesta terça-feira (7).

SETI
SETI


O ranking avaliou 166 Instituições de Ensino Superior de 13 países. O Brasil é o mais representado na tabela com 61 instituições, seguido do Chile com 30 e Colômbia com 23.

O THE Latin America 2020 considerou cinco indicadores principais, como ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios que têm pesos diferentes para a nota final.

"Anualmente, as universidades estaduais do Paraná aparecem em posição de destaque em rankings nacionais e internacionais. A classificação entre as melhores da América Latina é resultado do trabalho dos professores, estudantes e agentes universitários que se empenham diariamente no ensino, pesquisa e extensão”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

A UEL ficou entre as 50 melhores da América Latina, destacando-se como a 27ª brasileira e a 3ª melhor avaliada entre todas as universidades do Paraná.

Para a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEL, Elisa Emi Tanaka Carloto, a posição da universidade pode ser considerada importante tanto no cômputo geral como nos dados estratificados, que a colocam em posição destaque no Estado, no País e na América Latina.

A UEPG aparece na posição 65ª na classificação geral, na 32ª no Brasil e como a 4ª melhor do Estado. "A crescente melhoria no posicionamento do ranking realizado pela revista THE, e em outros rankings, mostra um amadurecimento da universidade como um todo em suas várias áreas e demonstra que a instituição vem ocupando um espaço de excelência no Brasil e no mundo”, destaca o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto.

Em seguida, está a UEM em 81ª. É a 36ª melhor universidade do Brasil e aparece entre as cinco melhores do Paraná. A Unioeste está entre as 100 universidades mais bem colocadas da América Latina, é a 51ª do Brasil e a 6ª do Estado.

"Estar ranqueado já é uma grande conquista, ainda mais entre as 81 melhores da América Latina. Nessa edição, melhoramos ainda mais nossa nota em critérios como internacionalização e qualidade de ensino”, destacou o chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, Bruno Montanari Razza.
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda
Inteligência Artificial garante confiabilidade maior na detecção de covid-19
19 OUT 2020 às 11h45
Saiba mais
UEM retoma atividades administrativas presenciais nesta segunda (19)
19 OUT 2020 às 11h20
Saiba mais
Pesquisa comprova presença do coronavírus no cérebro de pacientes
19 OUT 2020 às 10h00
Gratuito!
Instituto oferece eventos virtuais sobre inteligência artificial
19 OUT 2020 às 09h45
Preparação
Candidatos devem estar antenados e bem informados para o Enem 2020
18 OUT 2020 às 11h12
Nas escolas estaduais
Pais devem aderir ao retorno das aulas extracurriculares
17 OUT 2020 às 16h01
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados