Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Futuro!

Universidades terão que formar professores para o mundo digital

Micaela Orikasa - Grupo Folha
21 jan 2021 às 08:10
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pensando no desenvolvimento de competência digital para os professores, o Conselho Nacional de Educação estabeleceu em dezembro de 2019, novas diretrizes para os currículos das universidades e para uma nova base nacional docente, que dialoga com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum).


No entanto, isso não acontece na prática, como explica a especialista em políticas educacionais, Claudia Costin, fundadora e diretora do CEIPE-FGV (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro. "Esse é o grande desafio hoje. Não estamos preparados porque as universidades brasileiras formam os professores em completa desconexão entre teoria e prática. A formação ainda é essencialmente teórica. Não é preparatória para essa que é uma das mais complexas profissões. Vai ser muito importante termos formações para o desenvolvimento profissional com um olhar forte para o mundo digital, mas que também transforme o currículo para as universidades”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Costin, o que muitas escolas privadas têm feito ao longo da pandemia foi promover cursos rápidos de preparação para os professores, mas para 2021 ela defende formações mais sólidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Na rede de colégios do Marista, o coordenador do ensino médio em Londrina, Nilson Douglas Castilho, comenta que entre os investimentos em formações do corpo docente, um dos destaques foi o curso de modelo de ensino híbrido.

Quer continuar lendo? Acesse na Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade