Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
3 e 4 de setembro

USP promove feira de profissões on-line e gratuita

Agência Brasil
31 ago 2020 às 09:52
- George Campos/USP Imagens
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O evento 'Feira USP e as Profissões', que ocorre há 19 anos na USP (Universidade de São Paulo), será on-line neste ano, mas com a já esperada participação de jovens em busca de seu futuro profissional.


A cada edição, o público tem contato com professores e pesquisadores, além de estudantes universitários, possibilitando conhecer de perto os cursos e carreiras, tirar dúvidas e ampliar horizontes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também são oferecidas atividades culturais, exibições de acervos, orientação vocacional e informações de políticas de acesso e permanência estudantil.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas


Na opinião da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, a versão online vai democratizar ainda mais o acesso dos interessados em conhecer a universidade.

Publicidade


"A versão digital viabiliza que o evento seja muito mais democrático por quebrar a barreira do deslocamento e chegar a locais distantes do Brasil e até de fora do país. Assim, podemos levar os conteúdos a públicos que antes não teriam condições de se deslocar fisicamente até o local da feira, em São Paulo. Até por isso, estamos montando a estrutura digital da feira pensando em acesso otimizado por celulares e com baixo consumo de dados”, conta.


O eventos será nos dias 3 e 4 de setembro, com a participação de todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos para uma programação dinâmica e interativa.

Publicidade


Serão lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e atividades elaboradas pelas equipes de seus 142 cursos, em oito campi, além dos museus e órgãos de cultura. A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site uspprofissoes.usp.br.


A pró-reitora ressalta ainda o trabalho da equipe e das unidades de ensino para garantir a qualidade e o dinamismo da feira. "Não se trata apenas de um mero site com textos e vídeos", explica. "Todo o conteúdo está sendo montado de forma específica para o evento, com uma grande quantidade de horas de transmissões ao vivo, interações, vídeos e atividades produzidos exclusivamente para esta edição”.

Publicidade


Para Maria Aparecida, houve o desafio de levar a versão presencial para a online, mas o convívio dos jovens com o digital facilita o acesso.


"O desafio é justamente transportar para essa primeira versão online tudo aquilo que há na versão presencial, pois ao longo dos anos a feira foi ganhando atrações que vão muito além dos estandes dos cursos: orientação vocacional, show da física, apresentações e oficinas culturais, acervos museológicos, por exemplo. Com a situação que vivenciamos, precisamos nos reinventar para levar a informação aos vestibulandos de forma atrativa e consistente em um formato que os jovens têm muita familiaridade que é o mundo digital, e que contenha todos esses atrativos que vão além das informações pontuais sobre os cursos”, destaca.

Publicidade


Programação


Os bastidores das Ciências do Mar: curiosidades biológicas e experiências; A arte no preparo de medicamentos: o papel da farmacotécnica e nanotecnologia; Energia, mudanças climáticas e gestão; Experiências matemáticas; e A carreira do internacionalista, são algumas das dezenas de palestras que os estudantes poderão conferir na Feira USP e as Profissões.

Publicidade


A programação completa de todas as áreas estará disponível no site a partir do dia 3 de setembro.


Nas atividades culturais os participantes poderão fazer um passeio virtual no Parque CienTec, incluindo planetário e trilha ecológica. Haverá Preparação Vocal com CoralUsp e um programa de exposições do Museu do Ipiranga. E ainda bate-papos sobre música com a Orquestra Sinfônica da USP, entre diversas outras opções.


O "Show da Física” e a Orientação Vocacional do IP (Instituto de Psicologia) da USP - atrações mais procuradas nas edições anteriores - também estarão na edição digital.

O "Show da Física” traz experimentos lúdicos há mais de 25 anos de forma descomplicada para os estudantes. Já a orientação vocacional terá estande virtual próprio para auxiliar os jovens na procura de sua profissão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade