Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você sabia?

Veja quais são os seis biomas brasileiros, alvo de discussão entre Ricardo Salles e Anitta

Folhapress
25 abr 2021 às 15:26
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na véspera da Cúpula do Clima, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, bateu boca com a cantora Anitta nas redes sociais e desafiou a cantora a nomear os seis biomas brasileiros. Depois da discussão, as pesquisas pela expressão "biomas brasileiros" explodiram no Google.


Bioma é um conjunto de espécies de plantas e animais que vivem em determinada região. Cada um deles tem fauna e flora específicas que são definidas pelas condições físicas, climáticas e geográficas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2019, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou um mapa com as representações dos seis grandes biomas. O trabalho foi feito após aprimoração de processos de investigação que identificou indícios da vegetação original.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vão até dia 26

Jogos Escolares de Londrina são antecipados e competições começam na segunda-feira (8)

Imagem de destaque
Enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado tem horário de provas divulgado

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Exército abre concurso público com 163 vagas na área da saúde

Imagem de destaque
Tempo indeterminado

Servidores federais de educação iniciam greve na quarta-feira


O Brasil tem seis biomas: Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, pampa e Pantanal.

Publicidade


O bioma de maior extensão é a Amazônia, que ocupa 49,5% do território, localizado nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Amapá e Roraima. É também o bioma que abrange a maior reserva de diversidade biológica, com mais de 30 mil espécies de plantas e 2 milhões de animais.


O cerrado é o único bioma que alcança as cinco regiões brasileiras, mas se concentra principalmente no Centro-Oeste. Ele é caracterizado pelo clima tropical sazonal, com invernos secos e verões chuvosos. Abriga mais de 11 mil espécies nativas já catalogadas.

Publicidade


A mata atlântica é o bioma que se espalha por mais estados brasileiros: 15 no total. Por estar localizado principalmente na região litorânea, onde vive grande parte da população, é um dos mais degradados. Ainda assim, o bioma tem mais de 1.300 espécies de animais e 20 mil de plantas.


Já o pampa é encontrado apenas no Rio Grande do Sul. O bioma é caracterizado pelo clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas. Estima-se que a flora dos pampas tenha cerca de 3.000 espécies de plantas, entre as mais encontradas estão as araucárias, palmeira anã e capim-forquilha.


O Pantanal é o menor bioma brasileiro; ocupa 1,8% do território. Caracterizado pela alternância de períodos de muita chuva e seca, abriga mais de mil espécies de borboletas, 650 de aves, 260 peixes e 90 répteis. Entre eles, se destacam os tucanos, capivaras, carcarás, jacarés-do-papo-amarelo e as sucuris.

Os estados com maior diversidade de biomas são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais, cada um com três.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade