10/08/20
28º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Data marcada

Vestibular 2021 da UEL será realizado em fase única com medidas de segurança



O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou nesta quinta-feira (30) um modelo excepcional para a realização do Vestibular 2021. Em virtude dos problemas gerados pela Covid-19, o vestibular será aplicado com medidas sanitárias recomendadas para evitar aglomerações. Será uma única fase em 14 de março de 2021 com 50 questões objetivas e a redação.


Para garantir o distanciamento seguro, serão colocados menos alunos nas salas de provas. As inscrições serão realizadas de 14 de setembro a 30 de outubro. O preço público do Vestibular deverá ser definido nas próximas semanas pelo Conselho de Administração da UEL.

De acordo com o formato aprovado, o Vestibular terá 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira. Também será aplicada a prova de redação, com tema único. Apenas o curso de Música manterá a Prova de Habilidade Específica (PHE), que será aplicada no dia 21 de fevereiro. Os estudantes terão cinco horas para responder todas as questões e a fazer a redação.

O reitor Sérgio Carvalho ressaltou que o concurso será realizado de forma excepcional devido às incertezas provocadas pela pandemia. Durante a reunião do Conselho, ele destacou a preocupação da Administração da UEL e da equipe da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) para garantir a segurança de candidatos, de servidores e das demais pessoas que trabalham nas várias etapas do processo.

Carvalho explicou que a universidade tem papel fundamental nesse momento de grave crise social e econômica e que a expectativa é de que mais pessoas necessitem de uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior. Dessa forma a UEL pretende estudar formas de oferecer o menor custo público possível ao mesmo tempo em que pretende ampliar a isenção para estudantes comprovadamente carentes. No concurso desse ano foram oferecidas 1,5 mil isenções, de um total de 22.601 candidatos inscritos, de todos os estados brasileiros.

Prova temática

Segundo a Coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, a data escolhida é interessante porque não coincide com nenhuma outra instituição pública de grande porte, o que oferece a possibilidade dos estudantes terem condições de realizarem outros concursos. Ela explicou que, em virtude da suspensão das atividades presenciais, a realização do concurso esse ano se tornou inviável, já que a elaboração das provas também foi afetada.

A coordenadora afirmou que, apesar de ser somente uma fase, a UEL seguirá o modelo de prova interdisciplinar e temática, com o objetivo de buscar um aluno com capacidade de cruzar conhecimentos e de interpretar conteúdos. Sobre a logística do concurso, a professora explicou que, somente após a definição do total de inscritos é que a Cops poderá definir o ensalamento. A princípio a ideia é colocar no máximo 20 alunos por sala de prova, o que deverá aumentar os custos do concurso.

Sobre a suspensão das Provas de Habilidades Específicas em quatro cursos de graduação (Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Arquitetura), ela explicou que foram consultados os Colegiados de cada curso, que analisaram e concordaram com a suspensão da PHE, em caráter excepcional.
Agência UEL
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba mais
Paraná vai contratar profissionais e estudantes da área de saúde
07 AGO 2020 às 10h17
Pandemia e educação
Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF
07 AGO 2020 às 10h10
Salários até R$ 3.261
Rolândia abre PSS na educação
07 AGO 2020 às 09h55
Veja os prazos
Governo Estadual abre 32 vagas para bolsistas atuarem na Polícia Científica
06 AGO 2020 às 17h21
6 de agosto
Dia Nacional dos Profissionais da Educação exalta ensino construído pelo coletivo
06 AGO 2020 às 15h57
Você já conhece?
Palestra on-line sobre 'ansiedade de desempenho' aborda perfeccionismo e vulnerabilidades
05 AGO 2020 às 11h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados