Candidatos ao curso de Educação Física, no vestibular 2020 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), terão alteração na prova de conhecimento específico que será aplicada na 2ª fase do concurso. Conforme modificação aprovada pelo Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEL, no mês passado, a partir deste vestibular sai a disciplina de Química e entram Língua Portuguesa e Literatura. Os demais conteúdos de Biologia e História continuam.
As provas da 1ª e 2ª fases do Vestibular 2020 estão agendadas para 20 de outubro (1ª fase) e 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase). As inscrições custam R$ 153,00 e serão realizadas de 5 de agosto a 6 de setembro.
Segundo a professora Sandra Garcia, da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), a mudança foi solicitada pelo Colegiado de Educação Física e, posteriormente, analisada pela equipe da Copese (Comissão Permanente de Seleção) antes de ser votado no Cepe. A alteração busca adequar o perfil do estudante que ingressa no curso. As demais graduações mantém as mesmas disciplinas de conhecimento específico.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
A 2ª fase do Vestibular da UEL é considerada a etapa mais importante da seleção dos candidatos. De acordo com a professora Sandra, no dia 1º de dezembro os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.
No dia 2 de dezembro será a vez da prova aberta de Conhecimentos Específicos, que traz 12 questões discursivas, quatro de cada uma das três disciplinas apontadas pelos Colegiados dos Cursos. É nesta prova que se verifica a habilidade do candidato, considerando o perfil que a Universidade busca.
"Queremos um aluno criativo, capaz de interpretar. Avaliamos as condições para que este estudante possa evoluir no seu processo formativo", afirma a Coordenadora da Cops. Ainda segundo ela, nos próximos meses a Cops, juntamente com a equipe da Copese e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), inicia uma discussão sobre o perfil do estudante da UEL, considerando as disciplinas específicas exigidas no Vestibular. O debate ainda envolverá os Colegiados dos 53 cursos de graduação. "Entendemos que o estudante universitário precisa ter uma visão mais abrangente da sociedade. Isto influencia na qualidade profissional", define a professora.
Novidades
Outra inovação no próximo vestibular, aprovada recentemente pelo Cepe, prevê pela primeira vez a realização das provas das 1ª e 2ª fases em Curitiba e Cascavel, além de Londrina. Dessa forma, a prova de habilidade para o curso de Música será realizada em 29 de setembro, apenas em Londrina. Nas demais fases os aprovados poderão indicar a cidade que melhor lhe convier.
Já os vestibulandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais terão obrigatoriamente que realizar a 2ª fase em Londrina, porque a prova específica será no dia 3 de dezembro, último dia do concurso. No entanto, a 1ª fase poderá ser realizada nas três cidades.
Novos cursos
Outra novidade no concurso de 2020 é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e Biotecnologia. A graduação em Biotecnologia terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas serão Biologia, Química e Matemática.
Já o curso de Nutrição terá carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso será ligado academicamente ao CCS (Centro de Ciências da Saúde). As matérias específicas serão Biologia, Química e Língua Portuguesa.