15/12/19
34º/21ºLONDRINA
PUBLICIDADE
7% do total

Vestibular UEL: Primeiro dia da 2ª Fase registra abstenção de 589 candidatos

Um total de 589 candidatos, ou seja, 7% dos vestibulandos, deixaram de comparecer no domingo (1º) quando foram aplicadas as provas de Línguas, Literatura e Redação da 2ª Fase do Vestibular 2020 da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O índice foi considerado normal pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL, pouco mais do que no ano passado, quando a abstenção foi de 5% do total. A 2ª Fase prossegue nesta segunda-feira (2) com 12 questões discursivas sobre o conteúdo do Ensino Médio. O concurso prossegue na terça-feira (3) para candidatos de apenas quatro cursos que exigem Prova de Habilidade Específica.

COM/UEL
COM/UEL


Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, coordenadora da Cops, como no ano passado, a prova de redação cobrou três produções diferentes. A primeira cobrou uma posição do vestibulando sobre desigualdade social a partir de três textos e um infográfico. Este texto deveria ter de 12 a 14 linhas. A segunda redação apresentou uma charge sobre a proposta governamental de ensino domiciliar, solicitando uma produção textual de até seis linhas.

A terceira foi considerada a mais surpreendente pela coordenadoria, desafiando os candidatos a produzirem uma narrativa de oito a 10 linhas a partir da frase: "Eu vi meu reflexo nas lentes de seus óculos de sol e não me reconheci". De acordo com a professora, o objetivo foi avaliar a criatividade do candidato, considerando uma história com princípio e sem fim. "Os avaliadores quiseram certamente dar mais leveza à prova", definiu a professora.

Aplicativo

Pela primeira vez, a Cops apresentou o aplicativo do Vestibular, que poderá ser baixado já a partir de domingo por todos os candidatos. O app traz informações como o gabarito da prova. O caderno será liberado nesta segunda-feira, quando os estudantes poderão fazer a correção. A ferramenta traz ainda o Cartão de Inscrição, que a partir do próximo ano poderá ser utilizado via celular, o Manual do Candidato e o mapa do local de provas do estudante.

Conforme a coordenadora da Cops, a liberação para o aplicativo ocorreu somente agora, nesta 2ª Fase, e possibilitará maior interação entre a universidade e os candidatos. O app pode ser baixado por qualquer pessoa, bastando digitar Vestibular UEL.

Primeiro dia

Sobre o primeiro dia, a professora afirmou que a aplicação foi bastante tranquila, com apenas dois registros de atraso ocorridos em Londrina. Este ano, 77 estudantes solicitaram atendimento especial, com ledores, acompanhamento médico e provas para pessoas portadoras de deficiência visual. Sandra detalhou ainda que uma estudante de Curitiba perdeu a carteira de identidade no início da tarde no campus da UEL. O documento foi encontrado por um fiscal e a coordenação conseguiu localizar a estudante, devolvendo o RG a tempo da candidata conseguir fazer a prova.

Cerca de 900 pessoas entre fiscais, coordenadores, agentes de segurança, médicos, monitores e supervisores estão trabalhando nesta 2ª fase em Londrina, Cascavel e Curitiba. A UEL oferece um total de 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.145 vagas. Pela primeira vez, a UEL ofertará os novos cursos de Biotecnologia e Nutrição.

Nesta segunda-feira, os candidatos fazem as provas Específicas, com 12 questões discursivas distribuídas entre três das disciplinas que constam do Ensino Médio - Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Nesse caso o candidato precisa estar atento às disciplinas selecionadas pelo curso escolhido. A relação está disponível no Manual do Candidato.

Na quarta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 18h, a Cops aplica as PHE (Provas de Habilidades Específicas) para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. Ainda segundo a professora Sandra, embora o Vestibular seja descentralizado, estes candidatos deverão fazer as provas obrigatoriamente em Londrina, no Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados) e no CTU (Centro de Tecnologia e Urbanismo), no campus da UEL.

O resultado final será divulgado no dia 13 de janeiro, a partir das 12h, no site da Cops.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
UEL em 21º lugar

Universidades paranaenses estão entre as melhores do país

Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE